Sergipanos pagarão mais caro pelo consumo de energia

Aumento na tarifa residencial será de 5,55% (Foto: Portal Infonet)

A partir da próxima sexta-feira, 22, os sergipanos vão pagar mais caro pelo consumo de energia elétrica. De acordo com informações da Energisa Sergipe, são dois índices de aumento: o de 5,55% nas tarifas de energia residencial e de 4,74% nas tarifas da energia consumida pelas indústrias.

A assessoria de Comunicação da Energisa Sergipe explicou que o Reajuste Tarifário Anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira, 19, passando a vigorar a partir do dia 22 de abril, sendo que o efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de 5,24%.

“Esse é um reajuste anual, ou seja, acontece todo dia 22 de abril para o consumo de baixa tensão, que ficou este ano em 5,55% e para alta e média tensão, 4,74%, sendo que em 2015, o aumento beirou os 50%”, destaca o assessor de Comunicação da Energisa, André Brito.

O Reajuste Tarifário Anual é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. No período a variação do IGP-M foi de 11,56% e do IPCA de 9,39%.

“A prestação do serviço de distribuição de energia elétrica pela Energisa Sergipe representou 3,45% do reajuste tarifário – ou seja, este é o valor que ficará para cobrir os custos da empresa ao longo dos próximos 12 meses. Os 1,79% restantes são relativos aos encargos setoriais, geração e transporte de energia elétrica”, explica André Brito acrescentando que a tarifa final do consumidor da Energisa Sergipe contém 40,83% de encargos e impostos.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais