Sergipanos preferem embarcar em Salvador

Pouca opção de vôos vem afastando os sergipanos do Aeroporto de Aracaju
As vendas de passagens para embarque no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, vem diminuindo. A pouca opção de vôos e o alto preço das escalas têm influenciado a decisão do sergipano de embarcar em Salvador. Como conseqüência, as vendas de passagens com saída da capital baiana aumentaram.

As escalas em Sergipe são mais caras devido a pouca demanda, de acordo com o representante comercial de uma agência de Turismo, Reginaldo Oliveira. “Atualmente, a maioria dos passageiros preferem embarcar e desembarcar em Salvador, devido ao valor da passagem local”, diz.

O valor da viagem Aracaju/São Paulo/Aracaju, em uma estadia de cinco dias, custa aproximadamente R$1.248. Em Salvador, esta viagem custaria R$536. “A preferência dos passageiros em embarcar e desembarcar em Salvador é reflexo do alto valor cobrado pelas taxas de embarque daqui”, afirma Reginaldo Oliveira.

O turista sergipano está preferindo ir para Salvador de ônibus ou veículo particular e embarcar de Salvador. Os gastos das viagens terrestre e aérea são menores que a passagem com saída de Aracaju.

Cadeiras vazias comprovam a situação
Reflexos da crise

A crise do dólar, o encarecimento do barril de petróleo e o conseqüente aumento do preço dos combustíveis têm sido fatores de influência no aumento da passagem aérea local. “Cerca de 40% do custo operacional de um avião comercial equivale a gastos com combustível. A alta dos combustíveis reflete no aumento da passagem”, diz o encarregado de comunicação da Infraero em Sergipe, Keldo Campos.

O aumento do preço das passagens também tem refletido no número de passageiros que circulam pelo Aeroporto Santa Maria. Segundo dados da Infraero, o mercado de viagens aéreas encontrava-se em crescente progressão desde o ano passado, mas com a alta do dólar houve uma queda significativa.

“Obtivemos um crescimento médio de 7,8% no primeiro semestre de 2008, mas em julho deste ano, em média, o número de viagens diminuiu 9%. Isso significa a redução de aproximadamente cinco mil embarques e desembarques por mês em Aracaju”, diz o representante da empresa.

Keldo Campos: expectativa com o período de alta estação.
Previsão de melhora

Para a Infraero, o período de final de ano deve impulsionar a venda de passagens no Estado e impulsionar o número de embarques e desembarques no Santa Maria, mas mesmo assim, as altas tarifas não devem ser reduzidas. 

“É provável que no período de dezembro e janeiro, chamado de ‘alta estação’, com a proximidade dos festejos de Natal, das férias escolares e do verão ocorra uma ‘aquecida’ no aeroporto Santa Maria, mas não há muitas chances de diminuir o valor das passagens”, diz Keldo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais