Sergipe já tem o Plano Diretor do Turismo Sustentável

Fortur aprova Plano Polo dos Coqueirais (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os estudos ocorreram por um período de dois anos e, nesta sexta-feira, 19, foram concluídos com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Polo Costa dos Coqueirais. Durante o período de confecção, o plano foi amplamente debatido em audiências públicas e acabou aprovado no final da manhã pelo Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur), em sua 27ª reunião ordinária.

O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha Filho, encerrou a reunião comemorando. “Pela primeira vez, Sergipe tem um planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo no Estado”, considerou o secretário. Os trabalhos foram acompanhados por uma equipe técnica do Ministério do Turismo.

A representante do Ministério do Turismo, Miranice Lima, considerou que uma das maiores deficiências detectadas em todo o país é a ausência de dados turísticos. “Este é o grande problema e não é apenas de Sergipe, mas a partir deste estudo vai-se ajustando e melhorando”, considerou Miranice Lima, em entrevista ao Portal Infonet.

Polos

Miranice Lima: ausência de dados turísticos

O PDITS do Polo Costa dos Coqueirais foi revisado por uma empresa especializada que venceu o processo de licitação. A versão final do plano foi apresentada pela diretora da empresa, Isabel Borges, que destacou o potencial turístico de Sergipe, incluindo, entre tantos outros, os festejos juninos, o patrimônio arquitetônico e até mesmo as extintas tototós, as pequenas embarcações que poderão ser bem exploradas, na ótica de Isabel Borges.

Para a diretora da empresa, o Estado de Sergipe, apesar de apresentar alguns pontos preocupantes, apresenta um “bom índice de competitividade” no segmento.

O secretário Elber Batalha explicou que o Governo do Estado dividiu Sergipe em dois grandes polos para elaborar o PDITS. O Polo Velho Chico, cujo plano foi aprovado recentemente em reunião do Fortur ocorrida em Canindé do São Francisco, e o Polo Costa dos Coqueirais que acaba de ser aprovado.

José Américo e Elber Batalha: otimismo

Prefeitos e representantes de diversos segmentos sociais participaram da reunião ordinária do Fortur, ocorrida na Barra dos Coqueiros nesta sexta-feira, 19. O prefeito José Américo, do município de Propriá, saiu otimista da reunião. Ele informou que o município está buscando parcerias para execução de dois grandes projetos, avaliados em R$ 15 milhões.

O prefeito destaca como prioridades a execução dos projetos Parque Fluvial, que prevê a revitalização e urbanização da calha do Rio São Francisco, e o Pulmão Verde, que prevê a restauração da Lagoa do Zeca, que será transformada em área de esporte e lazer. “Estamos correndo em busca de parcerias com empresas e governo federal”, diz.

José Américo não esconde o otimismo com a aprovação do plano de desenvolvimento para o turismo sustentável. “Acreditamos que a partir do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável conseguiremos colher bons frutos”, considerou. “Não sei quais ainda, mas termos bons frutos, com certeza”, comentou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais