|
(Foto: Arquivo Infonet) |
Sergipe sediará no próximo dia 24 de março, o “III Fórum Nordeste 2030 – Visão Estratégica de Longo Prazo – Sergipe, O Nordeste que deu Certo” que está sendo promovido através de uma parceria entre Sudene, FIES, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe.
O encontro se propõe a identificar os principais gargalos enfrentados pelo Nordeste e promover um debate sobre temas relacionados com o desenvolvimento regional, provocando uma reflexão acerca da visão estratégica de longo prazo para a Região.
Estarão em debate os temas “Uma agenda de desenvolvimento para o NE”, “Os desafios da infraestrutura e logística do NE”, “Petróleo e Gás – Rumo a 2030” e “As MPEs na construção do desenvolvimento do Nordeste até 2030”, palestras a serem proferidas, respectivamente, por Otaviano Canuto (economista chefe do Banco Mundial em Washington/USA para a América Latina), José Augusto Coelho Fernandes (diretor de Políticas e Estratégia da CNI), Florival de Carvalho (diretor da ANP) e um representante do Sebrae.
O Fórum contará com a participação do governador do Estado, Jackson Barreto. De acordo com informações do Governo do Estado, Sergipe vem obtendo um bom desempenho em relação aos indicadores socioeconômicos. “O rendimento médio da família sergipana, por membro familiar, vem crescendo acima da taxa média do Brasil e do Nordeste, fazendo com que melhore a sua situação relativa. Enquanto, em 2006, esse rendimento representava 67% da média brasileira, em 2011, ele havia subido 9 pontos e alcançado 76%. Na comparação com o Nordeste, Sergipe — que já superava o rendimento médio da região em 13%, em 2006, se situava 22% acima dele em 2011”. Os dados são do IBGE (2012).
As duas primeiras versões do Fórum foram realizadas em Recife (PE) e João Pessoa (PB), nos meses de agosto e outubro de 2013, respectivamente.
Fonte: Sudene