Sergipe terá que diversificar sua fonte de trigo

O produto vindo do norte está em média 20% mais caro (Foto: Arquivo Infonet)

Com o esgotamento do estoque argentino de trigo, as empresas sergipanas que importam o produto poderão ter que comprar dos Estados Unidos ou do Uruguai. O produto vindo do norte está com os preços em média 20% mais salgados e a Argentina não terá trigo até novembro quando começa sua nova colheita.

Historicamente a Argentina é o principal fornecedor do produto para o estado. No entanto quando a safra do país é baixa, as empresas adquirem o produto no Uruguai ou em outros lugares como os Estados Unidos, como ocorreu em alguns anos.

No primeiro trimestre de 2016, as compras do estado vieram dos dois países sul-americanos e totalizam mais de 34 mil toneladas, somando US$ 6,3 milhões. Em termos relativos à quantidade importada cresceu 8,0%, enquanto que o valor pago por uma quantidade maior adquirida caiu mais de 20%. Tudo isso em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Um dos motivos para a queda nos preços na Argentina é a retirada da tarifa de venda externa posta em prática pelo novo Presidente do país, Maurício Macri.

Fonte: UNICOM/FIES
 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais