![]() |
A meta é atinir 25% dos municípios (Foto: Sebrae) |
A equipe da Unidade de Agronegócio do Sebrae Sergipe e técnicos do Senar Sergipe tiveram oportunidade de participar de uma apresentação sobre o Sertão Empreendedor, fruto de uma parceria entre a CNA / Senar e Sebrae.
O projeto, iniciado na Bahia e depois na Paraíba, tem como meta atingir 25% dos municípios localizados na região do Semiárido, beneficiando 20 produtores rurais por município.
O Sertão Empreendedor foi apresentado aos sergipanos pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba e presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mario Borba, e pelo técnico do Senar Nacional, Joaci Medeiros, coordenador técnico do projeto.
Segundo Mario Borba, os dois principais pilares são viabilizar que o produtor rural tenha acesso à tecnologia e promover uma mudança de comportamento no homem do campo. “Como o semiárido possui um bioma de caatinga, as chuvas são irregulares. Tem ano que chove muito e outros que são bem secos. A proposta é estimular o produtor rural a ser mais proativo, preparando-se tecnicamente para os períodos de longa estiagem. Na Paraíba já vem sendo desenvolvido o projeto piloto, beneficiando seis municípios, mas a partir desse ano a meta é chegar a 40 municípios do semiárido paraibano”, explica.
Já Joaci Medeiros, do Senar Nacional, fez questão de destacar a importância da parceria com o Sebrae Nacional, que acreditou no projeto. “O Sebrae é um grande parceiro, juntos as duas instituições poderão levar ainda mais capacitação e conhecimento para o homem do campo. O objetivo é despertar o produtor para uma nova postura de convivência com o semiárido, se prevenir para o período de seca, e não ficar simplesmente esperando a chuva cair”, alerta.
A apresentação foi aprovada pelos diretores do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, superintendente e Emanoel Sobral, diretor técnico. “Acreditamos que toda ação que leve conhecimento para o homem do campo é bem vinda, vem para somar. Vamos sentar com o superintendente do Senar Sergipe, Denio Augusto Leite, e debater qual a melhor maneira de formatar o projeto. A proposta é enviar para a aprovação do Sebrae Nacional redondo e bem estruturado, para que possamos começar atuar o mais rápido possível”, destaca Emanoel Sobral.
Sertão Empreendedor
A seleção dos municípios e das pessoas que irão participar do projeto é feita em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais locais. A principal exigência é a adesão espontânea do homem do campo e total comprometimento com as capacitações que serão realizadas. Os três principais focos de ação são viabilizar assistência técnica com a formação de um técnico de campo por município que irá prestar assessoria para 20 produtores locais, implantar Unidades de Referências com efeito multiplicador e promover a mudança comportamental.
Fonte: Ascom Sebrae