Servidores do MTE protestam contra implantação do SUT

Ato ocorre em vários estados do país (Fotos: Portal Infonet)

Contra a criação do Sistema Único de Trabalho (SUT), os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam um ato na manhã desta segunda-feira, 15, no Centro de Aracaju. O protesto ocorre em frente a Superintendências Regionais (SRTEs). As mobilizações acontecem simultaneamente em todo o país.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado de Sergipe (Sindiprev), Jorge Silva, a mobilização marca o Dia Nacional de Luta contra o SUT. O objetivo do manifesto é esclarecer para a população as mudanças, segundo ele, negativas que o Sistema Único de Trabalho trará para os usuários.

Ainda segundo Silva, caso seja implantado, o sistema pode representar um perigo para os servidores do MTE. “Estamos realizando esse manifesto contra esse projeto que tira as atribuições do Ministério do Trabalho e repassa para o município e terceiriza os serviços. O SUT é um projeto que foi criado para igualar ao SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, somos contra, porque ele não atende as questões da convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Portanto é inconstitucional”, explica.

Jorge Silva "Sistema vai prejudicar os servidores"

Para o sindicalista, o Sistema Federal de Inspeção do Trabalho visa submeter a atuação da fiscalização trabalhista a um conselho com a participação de empregadores. “O SUT retira as competências do Ministério do Trabalho e Emprego, transferindo-as para Estados e Municípios”, diz.

SUT

De acordo com informações do site do Ministério do Trabalho, o SUT foi inspirado com base nos Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas). O objetivo do sistema será unificar ações relacionadas ao mundo do Trabalho com o intuito “promover o Trabalho Decente produtivo e adequadamente remunerado. Visa, ainda, o fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE), com a melhoria e padronização do atendimento ao trabalhador; das estruturas físicas e operacionais da rede, bem como a organização do novo sistema de informações e pesquisas sobre o mundo do trabalho”.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais