![]() |
Setor de serviços de Sergipe tem crescimento de 5,4% (Foto: divulgação) |
Conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de agosto de 2013, o Estado de Sergipe obteve um crescimento de 5,4% no setor de serviços. No Brasil, o crescimento nominal do setor no Brasil foi de 6,6%. A análise realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec/SE) é um comparativo com o mesmo mês do ano anterior (2012).
“Estes resultados representam uma boa recuperação que o setor tem conquistado a partir do mês de agosto, em todo país”, comemora o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento. No acumulado do ano, o Brasil apresentou um crescimento de 8,3 % e Sergipe alcançou os 3,1%. No período de 12 meses, o resultado de Sergipe permanece, com 3,1%, e do país obtém 8,6% de crescimento.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE investiga a receita bruta de serviços total e por unidade de federação, definida como a receita proveniente das atividades de prestação de serviços. Não estão incluídas as receitas financeiras e não operacionais. As atividades que abrangem o segmento são os serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação, outros serviços), informação e comunicação (tecnologia da informação e comunicação, audiovisuais, de edição e agências de notícias), serviços profissionais, administrativos e complementares (técnico-profissionais, administrativos e complementares), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (transporte terrestre, aquaviário, aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio), e outros serviços.
Fonte: Sedetec