Em abril de 2023, o setor de serviços em Sergipe recuou 7,1%, após alta de 8,3% em março. Apesar disso, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 3,2%. Ainda, a variação acumulada no ano foi de 6,4%, com o índice da receita nominal acumulado em 10,5%.
Em âmbito nacional, houve um recuo de 1,6%, sobretudo, por conta do setor de transportes. “Vários segmentos de serviços dentro desse setor acabaram por gerar um impacto negativo: gestão de portos e terminais, transporte rodoviário de cargas, rodoviário coletivo de passageiros e transporte dutoviário. Esses segmentos tiveram importância no âmbito do volume de serviços como todo, ultrapassando a fronteira do próprio setor”, analisa Rodrigo Lobo, gerente nacional da pesquisa.
É importante ressaltar que somente o estado do Ceará registrou aumento no mês de abril (1%) e que o recuo registrado em Sergipe (-7,1%) foi o segundo maior do país, ficando atrás somente do Acre (-9,1%).
Frente a abril de 2022, o avanço do volume de serviços no Brasil (2,7%) foi acompanhado por 23 das 27 Unidades da Federação. A principal contribuição positiva ficou com Minas Gerais (6,9%), seguido por Paraná (8,7%), Santa Catarina (10,7%), São Paulo (0,6%) e Rio Grande do Sul (5,3%). Em sentido oposto, Mato Grosso do Sul (-1,3%), Alagoas (-1,8%) e Amapá (-4,2%) assinalaram os únicos resultados negativos do mês.
Fonte: Superintendência Estadual do IBGE em Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B