![]() |
(Foto: Ascom Sebrae) |
“O PlanSeQ mudou minha vida, obtive a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho. Hoje estou empregada, tenho minha independência, vivo um novo momento”. O depoimento da jovem Ana Carolina Silva dos Santos, 28 anos, resume o sentimento dos participantes da solenidade de certificação da terceira etapa do Plano Setorial de Qualificação Profissional – PlanSeQ da Construção Civil, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 7, no auditório do Banese, Aracaju.
Carolina qualificou-se como pedreira azulejista, na etapa anterior, e, um mês após ter concluído o curso, já estava empregada. Um exemplo vitorioso no qual se espelha o jovem Wesley Victor Santiago e Araújo, 18 anos, que, orgulhoso, mostra o certificado de conclusão do curso em Pedreiro Azulejista. “Queria ter uma profissão, me qualificar em alguma área. Agora é seguir em frente”, comenta.
Wesley foi um dos 138 participantes dessa terceira etapa, cuja solenidade de certificação contou com a participação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil. O gerente do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Giltom de Andrade, representou o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas.
Parceria
O PlanSeQ é uma parceria do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), e do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). É destinado aos beneficiados do Programa Bolsa Família, na faixa etária entre 18 e 60 anos, com pelo menos 4ª série do ensino fundamental completa.
Os cursos oferecidos foram os seguintes: Instalador Hidráulico de Infraestrutura, Eletricista de Baixa Tensão, Pedreiro Azulejista, Pedreiro Polivalente de Infraestrutura, Reparador Predial, Pintor Predial e Gesseiro. Carga horária de 200h. Ao total, o PlanSeQ já qualificou, em três etapas, cerca de 400 trabalhadores dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Inserção
Para secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, o processo de qualificação social e profissional cria novas possibilidades de inserção no mundo do trabalho de jovens e trabalhadores em situação de desvantagem social e econômica. “Ações como essas, desenvolvidas pelo Governo do Estado, resultam na geração de emprego e renda para o povo sergipano”, cometa Freitas.
O PlanSeQ da Construção Civil é executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sendo parceiros a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, as secretarias municipais de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão e os Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) daqueles cidades.
Fonte: Ascom Setrab
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B