Setur discute PDITS do Polo Costa dos Coqueirais

(Foto: Ascom Setur/Emsetur)

Prestando serviço especializado para o Governo do Estado no campo do turismo, a TECHNUM consultoria veio mais uma vez a Aracaju e, desde quarta-feira, 19, profissionais da empresa participam de reuniões com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e com o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), em prol da revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O PDITS é um planejamento de longo prazo exigido pelo Ministério do Turismo para o pólo turístico, que deve ser discutido e elaborado com instituições e comunidades envolvidas.

Dessa vez, a consultoria veio analisar as questões que envolvem o Polo Costa dos Coqueirais – composto por 13 municípios contemplando a linha costeira do estado de Sergipe, de Indiaroba, no Litoral Sul, até Brejo Grande, no Litoral Norte, embora o plano também já tenha sido enviado ao Ministério do Turismo para o Polo Velho Chico. "O Governo do Estado historicamente vem investindo no planejamento do turismo, desde 2000/2001, quando foi feita a primeira versão do PDTIS", disse Deise Cadaval Basso, consultora e coordenadora do projeto do desenvolvimento do PDITS. "Nós não estamos fazendo um novo PDTIS, estamos apenas fazendo a sua revisão, no entendimento que planejar o turismo e o desenvolvimento em qualquer segmento e política pública é uma ação continuada", completou.

O PDTIS Polo Costa dos Coqueirais passa por um diagnóstico onde os atores locais contribuem com a construção coletiva. "Dentre os principais personagens para essa revisão, está o Governo do Estado de Sergipe, que coordena tudo isso e que tem uma relação direta com o Ministério, os municípios, os Governos Municipais e a comunidade de cada município", disse Deise, ressaltando também a importância do envolvimento de todas as lideranças setoriais, empresariais, de associações e todos aqueles que tiverem interesse no desenvolvimento do segmento turístico.

"O nosso empenho na conclusão dos PDTIS's do estado de Sergipe servirá para viabilizar o contrato de empréstimo do PRODETUR da ordem de 100 milhões de dólares em atendimento a exigência do BID, além de garantir o planejamento do setor", disse o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha.

No segundo dia de trabalho, foi realizada uma oficina de discussão do diagnóstico do PDITS no auditório do Banco do Nordeste com os representantes de alguns municípios pertencentes ao Polo Costa dos Coqueirais, onde forças e fraquezas de cada município foram expostas e discutidas pelo grupo presente. "Essa oficina é um retrato da realidade. É preciso investir muito ainda no amadurecimento das lideranças para participação em processos de planejamento da gestão pública. Mas vale ressaltar que as pessoas que estiveram aqui presentes responderam à altura. Sentimos falta de alguns municípios e também do trade turístico local", lamentou Deise Basso.

Também foi realizada uma reunião setorizada na Setur com as instituições de ensino superior em turismo para identificação das produções científicas voltadas à área do Polo Costa dos Coqueirais, como forma de compor o diagnóstico. "A Secretaria de Estado do Turismo tem o desafio de garantir o maior nível de participação entre os atores envolvidos com a cadeia produtiva do turismo e analisar os dados organizados pela consultoria como forma de dar apoio ao planejamento de longo prazo para orientar os futuros investimentos", afirmou Joab Almeida, coordenador em Sergipe do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste.

Fonte: Ascom Setur/Emsetur

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais