Genival Nunes apresenta detalhes dos estudos de impacto ambiental (Fotos: Portal Infonet) |
A comunidade da Zona de Expansão aprovou os projetos de engenharia apresentado pelo empresário Emanuel Oliveira para erguer o Shopping Praia Sul na Zona de Expansão. No entanto, os moradores e as lideranças comunitárias condicionaram o empreendimento ao compromisso da empresa em construir uma creche na região. O compromisso pela construção da creche foi assumido pelo empreendedor nesta sexta-feira, 21, durante audiência pública para avaliação do projeto de engenharia realizada na sede da Prefeitura de Aracaju com representantes dos moradores da Zona de Expansão.
A Prefeitura de Aracaju também já sinalizou positivamente e está disposta a emitir o licenciamento que permitirá a construção do empreendimento. “Não há objeção, não vemos nenhum impacto que justifique o não licenciamento”, observou o secretário Augusto César de Mendonça Viana, do Meio Ambiente do Município. “O licenciamento está condicionado aos projetos que atendam às exigências com o meio ambiente”, relatou.
O biólogo Genival Nunes, responsável pelos estudos de impacto ambiental, fez uma apresentação minuciosa sobre o impacto da obra e informou que os estudos serviram para apontar alternativas mitigadoras ou compensatórias. A comunidade aprova o empreendimento, mas interferiu solicitando adequações no projeto original para contemplar aspectos relacionados à microdrenagem na região. “O projeto foi acatado depois que as adequações foram feitas”, observou a líder comunitária Karina Drummond, diretora geral da Associação dos Moradores dos Bairros Aeroporto, Jabotiana e Zona de Expansão, que defendeu a necessidade da empresa construir a creche.
Emanuel Oliveria: os projetos relacionados ao shopping foram concluídos
|
A empresa acatou a proposta da comunidade. A engenheira Karla Cibele dos Santos, responsável pelo empreendimento, confirmou o compromisso da empresa, enaltecendo a importância de ocorrer novos debates para definir a responsabilidade pela operacionalização da creche que será erguida pelo empresário Emanuel Oliveira.
O empresário ainda não definiu datas. Ele garante que todos os projetos relacionados ao shopping já foram concluídos, que o projeto da creche será pensado e aguarda agora os novos desdobramentos. Falta também o aval da Justiça Federal para a Prefeitura emitir alvará que permitirá o início da obra. Assim que passarem pelo crivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Condurb), os projetos serão encaminhados a Justiça Federal.
Por Cássia Santana
A matéria foi alterada às 15:23 do dia 22/11 para correção de informações a pedido do MPF
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B