Sindat defende autonomia da fazenda pública

A autonomia administrativa-financeira da Fazenda Pública e a prática da auditoria fiscal preventiva foram alguns dos temas defendidos pela auditora Célia Lessa, integrante da direção do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat).

“A nossa defesa é fundamentada nos preceitos de que toda e qualquer injunção política na Fazenda Pública deve ser frontalmente rechaçada, por estar em jogo o dinheiro público”, defendeu Célia, durante o seminário Administração Tributária e o Combate à Sonegação Fiscal, realizado em Belo Horizonte, pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Para ela, o papel da Fazenda tem que ser cumprido dentro do que está estabelecido por lei, independente de poder econômico e influência política. “A Fazenda Pública – que é um conjunto de órgãos da administração destinados à arrecadação e à fiscalização de tributos, bem como à guarda dos recursos financeiros e títulos representativos de ativo e de direitos do Estado – não pode ser instrumento para se fazer política, beneficiando ilegalmente este ou aquele contribuinte em troca de favores de qualquer ordem”, disse.

Célia lembrou que a Constituição da República e o Código Tributário Nacional definem que o exercício da autoridade fiscal deve obediência exclusiva à lei. “Esse é um ato vinculado que emana do poder vinculado, estritamente ao ordenamento jurídico”, salientou, acrescentando que o trabalho apresentado pelo Sindat, baseado na Constituição e no Código Tributário, visa propiciar um modelo que proteja a arrecadação do dinheiro público, para que ela seja revertido em favor dos que pagam os seus impostos em dia.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais