|
Cabral entrega pauta de reivindicações a Messias Carvalho (Foto: Portal Infonet) |
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts), Fernando Cabral, entregou na manhã desta sexta-feira, 21, ao presidente do Sindicato das Empresas de Radios Televisões e Jornais do Estado de Sergipe (Sinertej), Messias Carvalho, a pauta de Reivindicações 2014/2015.
O encontro de maneira descontraída aconteceu em um restaurante localizado à Av. Coelho e Campos, em Aracaju. “Recebi a pauta e vamos discutir as cláusulas uma a uma, discutir o que está sendo pleiteado pelo Sindicato dos Radialistas. O nosso interesse é de responder o mais rápido possível, buscando um entendimento”, ressalta Messias Carvalho.
De acordo com Fernando Cabral, a Campanha Salarial dos Radialistas de Sergipe, iniciou este ano alguns meses antes da data-base da categoria [em maio]. “Nós começamos antecipadamente a campanha salarial, visando dar folga às negociações das cláusulas”, destaca.
Pauta
A pauta de reivindicações da categoria contém 23 pontos. Entre eles, o de que os salários dos radialistas a partir de 1º de maio de 2014, seja reajustado em 10% referentes ao crescimento obtido pelas empresas de radiodifusão no ano de 2013, mais o INPC acumulado no período. O salário atual dos radialistas que atuam em Sergipe é de R$ 1.114,00.
“Outra cláusula importante é a de que trata de medidas de proteção ao trabalhador. As empresas deverão adotar medidas de proteção individual de trabalho e segurança do trabalhador, de acordo com legislação, fornecendo Equipamento de Proteção Individual (EPI) como capacete e colete a provas de balas para todos os profissionais que participarem da cobertura de grandes eventos, públicos ou privados [como Forrócaju e Pré-Caju], para que não aconteça igual ao episódio do Rio de Janeiro, em que o cinegrafista Santiago Andrade morreu em pleno exercício do trabalho", explica Fernando Cabral.
A pauta destaca ainda que “as horas extraordinárias serão remuneradas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal e com um adicional de 150% a partir da sétima hora trabalhada na jornada. E as empresas com mais de cinco radialistas em seus quadros, concederão a todos os trabalhadores, 20 tíquetes alimentação, no valor de R$ 30 cada, pagos junto com o vencimento do profissional.
Por Aldaci de Souza