Sindicato realiza ato em defesa do PCS do Banese

Café da manhã de servidores (Foto: Portal Infonet)

Diretores do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e do Sindicato dos Bancários se reuniram nesta segunda-feira, 13, para avaliar os encaminhamentos que estão sendo adotados para a criação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Na reunião, o presidente da instituição financeiro fez uma apresentação das medidas que já foram adotadas com vista a formação do PCS.

Antes da reunião, o Sindicato dos Bancários ofereceu um café da manhã no estacionamento da agência do banco, no Distrito Industrial de Aracaju, onde está instalado o Centro Administrativo da instituição financeira. A manifestação do sindicato, intitulada “Café do PCS”, chamou a atenção dos banesianos que chegaram aos postos de trabalho no DIA .

“Este encontro aqui é uma manifestação para que o sindicato chegue mais animado à reunião”, resumiu o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza. “Este ato visa envolver também os banesianos neste processo e mostrar que o sindicato está empenhado em cobrar o plano de cargos e salários”, enfatizou o sindicalista.

O presidente do Sindicato informa que a expectativa é que, até o dia 20 de março, o Banese apresente resultados concretos a respeito da proposta do Governo quanto ao PCS. No dia 3 de março, o sindicato promoverá uma assembleia geral com os banesianos para avaliar todos os encaminhamentos e adotar medidas para a campanha salarial.

Compromisso de gestão

Saumíneo Nascimento: "PCS é compromisso da gestão"

Em conversa com o Portal Infonet, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, tranquilizou os funcionários do Banco do Estado, informando que o PCS se traduz em um compromisso da gestão com os servidores da instituição. “O PCS é uma cláusula específica complementar que ficou acordada, que o banco implementará na data-base, que é março”, ressaltou Saumíneo Nascimento. “E caso o processo não seja concluído até março, caso não se consiga fazer um plano adequado, os efeitos serão retroativos”, considera o presidente do Banese.

Ele informou que o Banco contratará, por meio de processo de licitação, uma empresa de consultoria especializada que tenha experiência no mercado para realizar estudos de impacto que o plano trará sobre a previdência complementar. “Estamos andando, com um cronograma e publicaremos um edital com termo de referência a partir dos estudos realizados”, considerou. A pretensão do banco é contratar a empresa de consultoria até o próximo dia 28.

O compromisso do banco, segundo Saumíneo, é construir um PCS sustentável, viável e permanente de forma que atenda aos interesses do funcionalismo sem comprometer o desempenho da instituição. Dentro destes estudos, o presidente assegura que medidas já estão sendo tomadas para que os diretores da Caixa de Assistência Médica e da Caixa de Previdência sejam escolhidos por meio de eleição direta realizada entre os funcionários.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais