Sindicato realiza ato em defesa do PCS do Banese

Café da manhã de servidores (Foto: Portal Infonet)

Diretores do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e do Sindicato dos Bancários se reuniram nesta segunda-feira, 13, para avaliar os encaminhamentos que estão sendo adotados para a criação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Na reunião, o presidente da instituição financeiro fez uma apresentação das medidas que já foram adotadas com vista a formação do PCS.

Antes da reunião, o Sindicato dos Bancários ofereceu um café da manhã no estacionamento da agência do banco, no Distrito Industrial de Aracaju, onde está instalado o Centro Administrativo da instituição financeira. A manifestação do sindicato, intitulada “Café do PCS”, chamou a atenção dos banesianos que chegaram aos postos de trabalho no DIA .

“Este encontro aqui é uma manifestação para que o sindicato chegue mais animado à reunião”, resumiu o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza. “Este ato visa envolver também os banesianos neste processo e mostrar que o sindicato está empenhado em cobrar o plano de cargos e salários”, enfatizou o sindicalista.

O presidente do Sindicato informa que a expectativa é que, até o dia 20 de março, o Banese apresente resultados concretos a respeito da proposta do Governo quanto ao PCS. No dia 3 de março, o sindicato promoverá uma assembleia geral com os banesianos para avaliar todos os encaminhamentos e adotar medidas para a campanha salarial.

Compromisso de gestão

Saumíneo Nascimento: "PCS é compromisso da gestão"

Em conversa com o Portal Infonet, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, tranquilizou os funcionários do Banco do Estado, informando que o PCS se traduz em um compromisso da gestão com os servidores da instituição. “O PCS é uma cláusula específica complementar que ficou acordada, que o banco implementará na data-base, que é março”, ressaltou Saumíneo Nascimento. “E caso o processo não seja concluído até março, caso não se consiga fazer um plano adequado, os efeitos serão retroativos”, considera o presidente do Banese.

Ele informou que o Banco contratará, por meio de processo de licitação, uma empresa de consultoria especializada que tenha experiência no mercado para realizar estudos de impacto que o plano trará sobre a previdência complementar. “Estamos andando, com um cronograma e publicaremos um edital com termo de referência a partir dos estudos realizados”, considerou. A pretensão do banco é contratar a empresa de consultoria até o próximo dia 28.

O compromisso do banco, segundo Saumíneo, é construir um PCS sustentável, viável e permanente de forma que atenda aos interesses do funcionalismo sem comprometer o desempenho da instituição. Dentro destes estudos, o presidente assegura que medidas já estão sendo tomadas para que os diretores da Caixa de Assistência Médica e da Caixa de Previdência sejam escolhidos por meio de eleição direta realizada entre os funcionários.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais