Atividade acontece nesta sexta-feira, 20 (Foto: Divulgação) |
Pela primeira vez na história de Sergipe auditores, fiscais e agentes fazendários municipais participam de curso de aperfeiçoamento profissional realizado por sindicatos que representam a categoria. São 67 servidores de 17 municípios sergipanos confirmados para a atividade que ocorre nesta sexta-feira, 20, em Aracaju. Ao longo deste ano estão previstos mais três encontros para qualificação da categoria.
“ISS: Inovações nas leis 116 e 157” é o tema selecionado para iniciar os cursos voltados aos servidores da Fazenda Municipais. A atividade é promovida pelo Sindicato de Auditores de Tributos do Município de Aracaju (SINAF) e o Sindicato dos Auditores e Fiscais dos Municípios Sergipanos (SINAFIMS), em parceria com a Associação Baiana de Auditores Municipais (ABAM), responsável pela coordenação pedagógica.
“Estamos pensando no futuro, na formação continuada destes servidores. Temos um déficit de concursados na área em todo o Estado e todos nós precisamos constantemente aprimorar os processos de trabalho, por isso pensamos na Escola Fazendária da Bahia. A Associação de Salvador (ABAM) é referência na formação de auditores e fiscais de tributos municipais do Brasil”, afirma o Presidente do SINAF, Carlos Eduardo Trindade. Além dos 89 servidores da Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju (SEMFAZ), em todo o Estado são aproximadamente 100 servidores de tributos municipais.
Segundo o presidente do SINAFIMS, Lamarks Pereira, desde o último concurso para auditores de Sergipe, há mais de 10 anos, nenhuma Prefeitura realizou cursos exclusivos de aprimoramento profissional com as secretarias municipais da Fazenda. Lamarcks explica que a responsabilidade pela formação continuada é compartilhada entre os servidores e as Prefeituras. “As Prefeituras oferecem os cursos de iniciação para inserção ao cargo, mas infelizmente o que sabemos é que a maioria destes servidores não tiveram acesso ”, pondera Lamarks.
Ainda sobre a pouca oferta de qualificação, o presidente do Sindicato dos auditores do interior e servidor em Itabaiana, explica que qualquer curso fora do Estado não condiz com o orçamento mensal do servidor. "Alguns servidores daqui recebem um salário mínimo. No ano passado juntamos o grupo e lutamos muito para conseguirmos participar de uma atividade em Salvador, sendo o custo individual acima dos R$ 1.500 reais", alerta.
O servidor vê vantagens quanto a realização e organização dos Sindicatos aqui em Sergipe. "A parceria entre a ABAM e o SINAF foi fundamental. Todos os colegas querem fazer esse tipo de curso. Oferecer o aprimoramento necessário, com o preço tão baixo e ainda próximo, na Capital, é realmente a oportunidade que precisávamos", completa Lamarcks.
O evento vai ocorrer na Rede de Ensino Kuality Brasil (Bairro Cirurgia) e contará com a presença do Diretor da Escola Fazendária da Bahia, Gelson Oliveira e dos presidentes dos dois sindicatos sergipanos.
1º Turma do curso ISS: Inovação nas leis 116 e 157
*Exclusivo para inscritos
Data: 20/04/2018
Horário: 7h30 às 18h
Local: Rede de Ensino Kuality (Av. Pedro Calazans, 1.126 – Bairro Cirurgia)
fonte: SINAF
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B