Sinditextil denuncia abusos para impedir plebiscito

Sinditextil disputa a representação dos trabalhadores em Socorro (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem e Confecção de Roupas do Estado de Sergipe (Sinditextil), Dilson Gama, denunciou supostas manobras de empresário instalado em Nossa Senhora do Socorro para impedir o plebiscito que acontecerá no mês de junho para que a própria mão de obra da indústria de tecelagem e confecção de roupas, decida qual o sindicato representará os trabalhadores deste segmento naquele município.

Segundo o sindicalista, cerca de 330 trabalhadores já foram demitidos nestes dois últimos meses, cuja maioria ainda não recebeu as verbas rescisórias. Na manhã desta quinta-feira, 12, o presidente do Sinditextil acompanhou algumas pessoas demitidas e formalizou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho. As demissões, na ótica do sindicalista, se constituem como empecilhos para a realização do plebiscito.

O plebiscito está marcado para o próximo dia 9 de junho. O Sinditextil e o Sindveso disputam a legitimidade para representar os trabalhadores. Há ação judicial em tramitação na justiça do trabalho, aguardando apenas o resultado deste plebiscito para a solução deste problema na base de Nossa Senhora do Socorro.

O advogado Luiz Vasco, que defende os interesses do Sindveso, não classifica as demissões como perseguição. "Tem que ver o que está acontecendo, demissão e empresas fechando temos visto acontecer em todo país. Nenhum empregador iria demitir para perseguir um sindicato", comentou o advogado.

Ele informou que tem conhecimento de 120 demissões e que o Sindveso já está adotando as medidas necessárias para garantir o pagamento das rescisões. Quanto ao processo pela legitimidade do sindicato, Vasco diz que o momento é para aguardar o resultado do plebiscito. "Haverá uma opção democrática e o vencedor representará os trabalhadores com o crivo do Poder Judiciário e do Ministério Público do Trabalho", comentou o advogado.

Por outro lado, os empresários ainda não se manifestaram. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por telefone (79) 2106 – 8000 ou por e-mail jornalismo@infonet.com.br.

*A matéria foi alterada às 10h51 do dia 13 para acréscimo da posição do Sindveso
Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais