Sindpetro SE protesta contra privatização do petróleo

Petroleiros estão concentrados em frente à Petrobras (Foto: Portal Infonet)

Nesta terça-feira, 14, e amanhã, 15, ocorrerá a 11ª Rodada de Licitações para Exploração de Petróleo da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 289 blocos de 11 bacias sedimentares, em uma área cuja extensão chega a 155.800 quilômetros quadrados, serão leiloados para a iniciativa privada. Em virtude das licitações várias manifestações estão acontecendo em diferentes estados brasileiros em protesto a venda do petróleo através da Agência Nacional do Petróleo (ANP). “A área que vai ser vendida vai da Amazonas ao Espírito Santo. Foi a Petrobras que explorou, refinou e agora vai ser entregue. Em protesto a esse leilão várias ocupações estão sendo realizadas em órgãos federais e a sede da Petrobras já foi ocupada”, diz o diretor do Sindpetro, Edivaldo Leandro.

Em Sergipe, o Sindicato dos Petroleiros (Sindpetro) está realiza um ato em frente a Petrobras alertando a população sobre os impactos da venda do petróleo para multinacionais de outros países.

Ainda segundo Leandro, em novembro um novo leilão acontecerá para venda de mais áreas de exploração de petróleo. “No próximo leilão será entregue a bacia de Sergipe. Ao todo são 289 blocos que serão leiloados. Esses leilões estão acontecendo, pois são exigências dos países imperalistas. No Oriente Médio, por exemplo, eles não aceitam isso e para retirar petróleo desses países só através de guerra”, explica Edivaldo Leandro.

Segundo Sindpetro, vários órgãos federais já foram ocupados

A presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Vera Lúcia, presente no ato disse que com a om essa venda do petróleo os consumidores correm o risco de pagar mais caro "Os consumidores vão pagar mais caro pelos produtos produzidos no nosso país, pois toda riqueza extraída vai para os países de origem das transnacionais”, destaca.

Segundo Vera Lúcia, as principais consequências da venda do petróleo são: aumento do preço do combustível, diesel, gás de cozinha, a precarização do trabalho e a rotatividade da mão de obra.

Petrobras

A  Petrobras não vai se manifestar. É uma ação do Sindipetro e os leilões são dirigidos pela ANP.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais