Sinergia mobiliza eletricitários para assembleia

Sindicalistas fazem ato na frente da empresa (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Dirigentes do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia) realizaram um ato na porta a Empresa Distribuidora de Energia (Energisa) de Sergipe para mobilizar os funcionários em defesa das negociações para repor as perdas inflacionárias e promover ganho real nesta campanha salarial. O presidente do sindicato, Sérgio Alves, informou que as negociações não avançaram e, como consequência, não descarta a possibilidade da categoria entrar em greve ainda este mês.

Conforme Sérgio Alves, novembro é o mês da data base da categoria. Nestes 15 dias, a categoria se reuniu em três ocasiões com a diretoria da empresa. Enquanto o sindicato defende reajuste salarial de 13,33%, a empresa estabelece o reajuste em 6,%, segundo o presidente do sindicato. “Não cobre nem a inflação do período, que deve ficar em 10,33%”, ressaltou Sérgio Alves.

A incidência de mortes decorrentes de acidente de trabalho é elevada em Sergipe, segundo o sindicalista. Ele informou que, em 14 anos, foram contabilizadas 12 mortes, no período entre o ano 2000 e 2014. “Em 2008, tivemos a maior tragédia e até hoje a empresa não ousou mais erguer a árvore de natal”, enalteceu Sérgio, numa referência à morte de quatro operários durante os procedimentos para erguer a maior árvore de natal do planeta.

Sérgio Alves [à direieta] não descarta greve

O sindicalista também questiona os índices de reajuste no preço de energia elétrica. De acordo com o Sinergia, a empresa reajustou a conta de energia elétrica em 23% somente neste ano, um percentual que ele classifica como elevado. “Isso só para manter os lucros da empresa. Crise na empresa não existe, ela não tem riscos, então não justifica que a empresa conceda apenas 6% de reajuste para os salários dos empregados”, enalteceu o sindicalista.

Os encaminhamentos dos novos procedimentos serão definidos na noite desta quinta-feira, 19, quando a categoria estará reunida em assembleia geral. O presidente do sindicato não descarta a possibilidade da categoria optar por uma greve geral.

O Portal Infonet tentou ouvir a diretoria da empresa, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais