Sócio diz que dispõe de 600 milhões de euros para refinaria

Foto: Divulgação/Refinaria de Manguinhos
Um dos sócios da Refinaria Atlântico Sul de Sergipe S.A, subsidiária da South Atlantic Refinery Co., Fernando Nabais da Furriela, diz que já tem alocados EU$ 600 milhões para investir no empreendimento. Segundo ele, o financiamento seguirá o modelo conhecido no mercado com ‘project finance’, ou seja, diversos investidores privados como bancos nacionais e estrangeiros, além de fundos irão aportar os recursos necessários à edificação da refinaria.

Furriela confirmou que a Refinaria Atlântico Sul de Sergipe S.A, será instalada no pólo cloroquímico localizado na Barra dos Coqueiros, visando atender o mercado europeu e norte-americano com diesel de ultra baixo teor de enxofre e outros produtos nobres derivados do refino de petróleo, escassos nesses continentes. 

Segundo Furriela, o projeto vem sendo desenvolvido a partir de estudos de viabilidade econômica que demonstraram ser a costa sergipana a localização ideal na Bacia do Atlântico para o estabelecimento de uma refinaria com as características da que está sendo empreendida.

Furriela lamentou a demora da autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP), concedida no último dia 26 de junho. “Essa autorização é o passo inicial fundamental para qualquer empreendimento que tenha por objeto o refino de petróleo”, disse ele.

As informações dão conta que a refinaria terá capacidade de 200 mil b/dia de refino, a depender da licença ambiental de instalação para início das obras. Furriela ressaltou que a proximidade com o porto de Sergipe foi outro fator determinante na localização da refinaria.

Furriela não quis detalhar os andamentos para instalação da refinaria, resumiu-se apenas a informar que existe uma discussão do “mais alto nível” com as autoridades locais para a celebração de um protocolo de intenções. “Uma vez assinado por todas as partes, será amplamente divulgado, sendo que esse documento trará detalhes sobre o projeto, datas, compromissos, obrigações, valores etc, permitindo então a compreensão clara e objetiva desse importante projeto”, finalizou ele.

Além de Fernando, são sócios do empreendimento Manuel Nabais da Furriela, Daniel Tressoldi Camargo e Roberto Martinez Nunes.

Ex-presidente do Greenpeace

Nascido em São Paulo, em 18 de maio de 1961, Fernando Furriela é formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1984. Advogado especializado em Direito Ambiental é ex-presidente do Conselho Executivo do Greenpeace Brasil. Foi organizador e co-autor do Livro “Biodiversidade e Propriedade Intelectual” (2001).

Por Paulo Rolemberg

 


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais