
A Filazero, plataforma de virtualização de filas que permite ao consumidor saber exatamente quando será atendido, acaba de ser escolhida para a edição inaugural do GPS – Grupo Pereira Startups. O programa de aceleração recebeu 111 inscrições de 18 estados e selecionou apenas seis empresas; a Filazero representa Sergipe no grupo que também contempla startups de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Nosso objetivo é zerar o tempo de espera e transformar a experiência de compra no varejo alimentar com ofertas inteligentes durante essa jornada. Integrar-se a uma rede com mais de 120 lojas e 70 anos de história é a chance de escalar essa visão”, afirma Hermeval Souza, fundador e CEO da Filazero.
O problema das filas – e o tamanho da oportunidade
Filas continuam sendo a principal fonte de frustração no ponto de venda: 80 % dos consumidores evitam ativamente empresas que geram espera e 40 % chegam a abandonar a compra quando percebem lentidão no caixa, gerando perda de vendas. No Brasil, essa dor impacta diretamente a receita dos varejistas e eleva os custos operacionais com pessoal e infraestrutura.
A Filazero ataca exatamente esse ponto crítico ao:
Virtualizar a fila – o cliente “entra na fila” pelo app ou totens QR-code e recebe previsão de atendimento em tempo real;
Vender mais – até que chegue sua vez o cliente tem acesso a ofertas personalizadas operando como um espaço de retail media com incrementoi de 6 a 13% do ticket médio;
Gerar dados de pico e capacidade – dashboards ajudam o gestor a dimensionar equipe e reduzir custos (potencial de até 63 % de economia operacional, segundo métricas internas da plataforma).
O que o GPS oferece às startups
O programa, equity-free, teve seu kick-off em 23 e 24 de abril na sede do Grupo Pereira, em Campo Grande (MS). Durante cinco meses, as startups receberão workshops, mentorias com executivos de TI, Operações e Inovação, além de imersões presenciais em Florianópolis, principal praça da companhia.
“Queremos estar perto de quem está criando as próximas soluções para o varejo. Acreditamos no poder da colaboração entre grandes empresas e startups para gerar transformação real”, destaca Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira (que opera as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate-Forte).
Ao longo do ciclo, a Filazero deverá pilotar sua tecnologia nas lojas da rede, medindo indicadores como taxa de abandono de fila, satisfação do cliente (NPS) e produtividade dos caixas. Caso os testes confirmem a redução de tempo de espera, a solução poderá ser expandida para todas as unidades do grupo.
Próximos passos
Maio–junho / Fase de Diagnóstico – Mapeamento de jornada de fila nas lojas piloto e definição de metas de eficiência.
Julho–agosto / Projeto-piloto – Implantação da fila virtual em uma loja-modelo do Fort Atacadista e coleta de dados em tempo real.
Setembro / Demo Day – Apresentação dos resultados ao board do Grupo Pereira e investidores convidados.
Caso atinja as metas, a Filazero planeja abrir uma rodada seed de até R$ 5 milhões para financiar a expansão nacional.
Sobre a Filazero
Estreando em 2019 em Aracaju (SE), a Filazero é uma plataforma B2B2C de gestão de atendimento que elimina filas físicas, oferece previsibilidade de horário ao cliente e gera inteligência de dados para empresas de varejo, saúde, governo e serviços. A solução processa atualmente mais de 60 mil atendimentos mensais e já é utilizada por redes na área de saúde, institucional e serviços, atendendo empresas como Unimed, Sebrae e Algar Telecom.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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