Taxa de desocupação em Sergipe registra 14,8% no 4º trimestre de 2019

Esta taxa representa uma queda quando comparada ao mesmo período do ano anterior (2018), que registrou 15%(Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil)

A taxa de desocupação em Sergipe no 4º trimestre de 2019 foi de 14,8%, sendo que o Brasil registrou uma taxa de 11%. Esta taxa representa uma queda quando comparada ao mesmo período do ano anterior (2018), que registrou 15%.

Apesar da redução, o estado apresentou uma das maiores taxas de desocupação do país, ficando atrás somente da Bahia (16,4%) e Amapá (15,6%). Apesar disto, 2019 registrou queda na taxa de desocupação, na média dos quatro trimestres, quando comparado com 2018, passando de 16,6% para 15,1%, em Sergipe.

Em Sergipe, estima-se que 1 841 milhões de pessoas estão na idade de trabalhar, número que não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior.

Em relação às pessoas fora da força de trabalho, Sergipe registrou 728 mil, no 4º trimestre de 2019. Já as pessoas na força de trabalho são 1 112 milhões.

Desalentadas

De acordo com o IGBE, o número de pessoas desalentadas caiu em relação ao trimestre anterior, passando de 101 mil para 69 mil. As pessoas desalentadas são aquelas que não procuravam mais emprego porque consideravam que não conseguiriam trabalho, não tinham experiência, achavam que eram muito idosos ou muito novos ou que não havia trabalho na localidade. Os desalentados poderiam trabalhar se lhes fosse oferecido um emprego e, por isso, estão na força de trabalho potencial.

Fonte: IBGE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais