![]() |
O conselheiro-relator, Carlos Alberto Sobral (Foto: Cleverton Ribeiro)
|
Na sessão plenária da próxima quinta-feira, 4, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) julgará o Ato Deliberativo que estabelece os índices percentuais definitivos das quotas de ICMS dos municípios sergipanos para o ano de 2015.
De acordo com o relator, o conselheiro Carlos Alberto Sobral, ao todo 43 municípios encaminharam impugnações quanto aos índices provisórios definidos pelo Tribunal na sessão plenária do dia 26 de junho. Naquele momento, os municípios tiveram o prazo de 30 dias para recorrer.
De todo o produto da arrecadação do ICMS, 25% pertencem aos municípios. Destes, 1/4 é dividido em partes iguais entre todos eles, enquanto os 3/4 restantes respeitam a proporção do Valor Adicionado Fiscal (VAF) – indicador econômico-contábil utilizado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do Imposto.
Conforme a Constituição Estadual, o cálculo das quotas de ICMS devidas a cada município deve ser feito pelo TCE valendo-se dos dados repassados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Ou seja, a Corte de Contas apenas consolida os dados e elabora os índices, enquanto as verificações fiscais são feitas pela própria Secretaria.
Fonte: TCE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B