Tecnologias de Informação e Comunicação em Sergipe

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

(1)  Saumíneo da Silva Nascimento

Abordarei neste breve ensaio algumas informações divulgadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE sobre os principais indicadores de acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, obtidos a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2011.

A análise pretende apresentar uma contribuição para o conhecimento de aspectos das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC em Sergipe.

Destacaremos em termos percentuais dos domicílios de Sergipe, bens e serviços de acesso à informação e comunicação no total de domicílios particulares permanentes, realizando uma  comparação com o Brasil e o Nordeste.

Em Sergipe 85,2% dos domicílios possuem rádio, percentual superior à média do Brasil que é de 83,4% e a média do Nordeste que é de 78,1%; neste item Sergipe possui a 2ª posição na Região Nordeste, atrás somente de Pernambuco que possui um percentual de 85,7%, neste quesito o maior percentual brasileiro é do Rio Grande do Sul com 93,1%.

No quesito televisão, em Sergipe 97,2% dos domicílios possuem televisão, é mais um quesito em que a média de Sergipe é superior à média do Brasil que é de 96,9% e,  também superior à média do Nordeste, cujo percentual é de 95,4%; nesta variável, Sergipe ocupa a 4ª posição na Região Nordeste, cuja primeira posição é da Paraíba com 98,0%, quem possui o maior percentual brasileiro nesta variável é o Estado de São Paulo, onde 99,4% dos domicílios possuem televisão.

No item microcomputador, subdividiremos a avaliação entre total e ligado à internet. Em Sergipe, 26,9% dos domicílios possuem computador e destes 21,8% estão ligados à internet. Em termos de domicílios com computador a média de Sergipe é inferior à média brasileira que é de 42,9%, porém superior à média do Nordeste que é de 25,5%. Nesta variável, Sergipe ocupa a 5ª posição no Nordeste, cujo melhor índice é da Paraíba com 29,6% e no Brasil o melhor índice é do Distrito Federal com 66,6%. No percentual de computadores ligados à internet a média de Sergipe é inferior à média do Brasil que é de 36,5%; porém superior à média do Nordeste que é de 21,3%, ocupando a 5ª posição na Região; a melhor posição brasileira é do Distrito Federal com 60,4%.

No item telefone, subdividiremos a avaliação entre fixo convencional e móvel celular. Em Sergipe, 19,9% dos domicílios possuem telefone fixo convencional, é um percentual inferior à média brasileira que é de 40,1% e, também inferior à média do Nordeste que é de 20,2%. Nesta variável a posição de Sergipe no Nordeste é a 3ª, o maior percentual no Brasil fica com São Paulo com um percentual de 63,6%. No item móvel celular, em Sergipe 85,3% dos domicílios possuem, esta é uma média inferior à média do Brasil que é de 86,4%, porém superior à média do Nordeste que e de 80,2%. Na Região a posição de Sergipe é de 2º colocado, atrás somente do Rio Grande do Norte que tem um percentual de 87,6%, a primeira colocação no Brasil é do Distrito Federal com 96,6%.

Utilização da Internet – o estudo do IBGE foi desenvolvido com base nos dados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD realizada em 2005, 2008,2009 e 2011. A pesquisa abrangeu todos os moradores com 10 anos ou mais de idade, com base na data da entrevista, se tinham acessado a Internet nos últimos três meses em qualquer local, lembrando que as entrevistas da PNAD são realizadas sempre no último trimestre de cada ano.

Os resultados da pesquisa mostram que no Brasil, em 2011, 77,7 milhões de pessoas de 10  anos ou mais de idade acessaram a Internet no período de referência nos últimos três meses. Este contingente equivalia a 46,5% do total da população de 10 anos ou mais de idade.

No Brasil de 2005 para 2011, a população de 10 anos ou mais de idade (população em idade ativa) cresceu 9,7%, enquanto o contingente de pessoas que utilizaram a Internet aumentou 143,8%, ou seja, em seis anos o número de internautas no País cresceu 45,8 milhões.

Em Sergipe neste mesmo período (de 2005 para 2011), o crescimento foi de 199,0%, ou seja, um crescimento superior à média do crescimento brasileiro. Em Sergipe no ano de 2005, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que tinham acessado internet foi de 12,6% e evoluiu em 2011 para 34,5%. No Brasil, o maior percentual de pessoas com acesso a internet fica no Distrito Federal com 71,1%.

Discriminando-se um pouco mais esta variável no Estado de Sergipe, os dados do IBGE revelam que em Sergipe há uma diferenciação entre os estudantes da rede pública e da rede privada no acesso a internet, algo que ocorre em todos os Estados brasileiros, face às questões que envolvem o poder de consumo. Em Sergipe, na base de 2011, 53,5% dos estudantes da rede pública acessaram internet; já na rede privada o percentual foi de 91,0%.

Posse de telefone móvel celular para uso pessoal –  De acordo com o IBGE, as estimativas da PNAD 2011 mostraram que o contingente de pessoas no Brasil de 10 anos ou mais de idade que tinham telefone móvel celular para uso pessoal foi estimado em 115,4 milhões, o que correspondia a 69,1% da população. Frente a 2005, quando havia 55,7 milhões de pessoas que possuíam esse aparelho, ou 36,6% da população, o crescimento foi de 107,2%. No mesmo período, a população de 10 anos ou mais de idade do País cresceu 9,7%: de 152,3 milhões de pessoas em 2005 para 167,0 milhões de pessoas em 2011.

Sergipe é o melhor colocado da Região Nordeste nesta variável, no ano de 2005, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que possuíam celular era de 33,4%, evoluiu em 2008 para 56,4% e; evoluiu em 2011 para 67,3%, é uma média inferior a do Brasil que é de 69,1%; porém é o maior percentual da Região Nordeste. Nesta variável o Distrito Federal possui o maior percentual com 87,1% e o menor percentual fica no Maranhão com 45,2%.

Decalcando um pouco mais a informação sobre o uso de celular móvel em Sergipe, considerando-se a liderança do Estado na Região Nordeste, os dados do IBGE revelam que em Sergipe, 59,1% dos estudantes possuem celular, já nos não estudantes, o percentual é maior e chega a 69,9%.  Do ponto de vista das pessoas ocupadas, em Sergipe, o percentual que possuem celular é de 77,6%; já entre os que não possuem ocupação, 55,4% possuem celular.

De acordo com o IBGE, o telefone móvel celular tem a característica de poder ser adquirido e mantido a custos acessíveis por parcela expressiva da população, em virtude, principalmente, de suas duas formas de apresentação no País: planos pré e pós-pago, sendo que a primeira,
inclusive, permite cada vez mais que um grupo maior de pessoas faça uso deste bem. E esta cultura está bem difundida no Estado de Sergipe. Na análise do IBGE sobre a relação entre a posse de telefone móvel celular e a escolaridade, também foi investigada a relação entre a posse desse aparelho e as faixas de rendimentos. Os resultados indicaram que, quanto maior era a classe de rendimento domiciliar per capita, maior também era o percentual de pessoas com posse de celular. Daí a explicação da boa posição de Sergipe nesta variável, pois o Estado possui a melhor renda per capita da Região Nordeste.

Nesta breve análise sobre Sergipe com relação às estatísticas sobre bens e serviços que contribuem para o acesso à informação e comunicação que são instrumentos valiosos na vida moderna, nota-se que está havendo evolução e bom crescimento em todas as variáveis e que dentro da Região Nordeste, Sergipe sempre se posiciona bem. Do ponto de vista das  políticas públicas (federais, estaduais e municipais), voltadas para o desenvolvimento tecnológico do País, esforços tem sido desenvolvidos no sentido de que os avanços das tecnologias da informação e da comunicação estejam mais presentes na população numa perspectiva do desenvolvimento econômico e social do Estado, convém salientar que o setor privado tem dado a sua contribuição com o crescimento de empreendedores no mercado e a ampliação de produtos e serviços em todos os segmentos.

Em um mundo multidisciplinar e com variadas possibilidades, continuamos a ter somete 24 horas a cada dia e isto não mudará então as pessoas, buscam dividir o seu tempo da melhor forma possível e com uma maior intensidade de uso destes quesitos que estão no cotidiano de cada um. Rádio, televisão, telefone e internet estão presentes na vida das pessoas de forma cada vez mais intensa, em diversos horários e momentos, alterando-se o modo de viver, então a minha visão é de que os avanços continuaram nesta variável e Sergipe tende a destacar-se nas tecnologias das informação e da comunicação.

(1)   Economista, Mestre e Doutor em Geografia e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais