![]() |
(Foto: Vieira Neto) |
Na próxima quinta-feira, 19, acontecerá na Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), o Almoço dos Empresários. Na oportunidade, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), apresentará o Edital de Subvenção Econômica à Inovação nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Sergipana (Tecnova).
O Programa visa apoiar projetos de inovação empresarial que possuem como objetivo aumentar à produtividade e apresentação de produtos tecnológicos associados à oportunidade de mercado. Vala destacar que o Edital conta com o investimento global no valor de R$ 2 milhões.
Para o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, o almoço é uma excelente oportunidade para apresentar o Tecnova aos empresários. “Trata-se de um Programa que busca captar projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por empresas. Vale lembrar que, alguns projetos foram realizados em associação com instituições de pesquisa do Estado.
Dessa maneira, a iniciativa visa incentivar a modernização das Empresas Sergipanas”, explica José Ricardo de Santana.
O Tecnova conta com a apresentação de temas e setores prioritários. Dentre as categorias serão selecionados os projetos que compreendam assuntos ligados às Atividades portadoras de Futuro (biotecnologia, nanotecnologia e energias renováveis), Opções estratégicas (software, saúde, minerais não-metálicos e eletroeletrônica), Arranjos Produtivos Locais (artesanato, piscicultura, pecuária do leite, petróleo e gás e afins), Cadeias produtivas (agronegócios, construção civil e naval, têxtil, entre outros). As propostas deverão ser apresentadas de acordo com as exigências do edital na forma de projeto de pesquisa visando à inovação em benefício da produtividade da empresa.
Segundo José Ricardo de Santana, a Fapitec já lançou três Editais de subvenção econômica, dentro do Programa de Apoio à Inovação nas Empresas Sergipanas (Inova-SE). “O Tecnova é um edital de subvenção econômica – um recurso que é colocado a partir da captação de recursos que foram disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e em contrapartida do Estado”, comenta o diretor presidente da Fapitec, ao salientar que são recursos investidos dentro da empresa, não renováveis e colocados a partir de inovação tecnológica a dessas empresas. Sendo assim, deve envolver projetos de pesquisa com foco no desenvolvimento de um produto especifico.
De acordo com o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, esta é mais uma ação de ciência, tecnologia e inovação do Governo de Sergipe que, com a orientação do governador Jackson Barreto, busca a criação de condições financeiras favoráveis para apoiar a inovação para o crescimento acelerado do setor empresarial sergipano, com destaque especial para as micro e pequeno porte. “Tenho a expectativa que muitas empresas instaladas em Sergipe irão apresentar projetos inéditos e importantes para que consigam ampliar a competitividade das empresas locais, desenvolvendo produtos e processos inovadores”, diz o secretário.
Fonte: Assessoria de Comunicação