TJ anuncia atraso de salários de servidores da Justiça

Servidores do Poder Judiciário só receberão salários no dia 30 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O atraso de salários na esfera pública atingiu os servidores do Poder Judiciário. Em nota pública, a Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe informou que o pagamento dos salários dos servidores da justiça só serão pagos no dia 30. Na nota, a Presidência do TJ explica que o atraso é decorrente da falta de repasse do duodécimo, que deveria ter sido feito pelo Poder Executivo nesta quarta-feira, 20, conforme previsto na Constituição Federal.

O secretário de Estado Sales Neto, de Comunicação Social, informou que o atraso do duodécimo é decorrente da escassez de recursos ocasionada pela queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) repassados pelo Governo Federal. Segundo Sales Neto, no dia 10 deste mês o FPE apresentou déficit de R$ 30 milhões e nesta quarta-feira, 20, o governo detectou que os repasses tiveram nova queda de R$ 6 milhões referentes a segunda parcela daquele fundo.

Na segunda-feira, 18, o governador em exercício Belivaldo Chagas se reuniu com representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. Nesta reunião, segundo Sales Neto, o governador em exercício fez uma explanação transparente a respeito das finanças públicas, comprovando que o atraso do duodécimo não seria intencional. 

Na ótica do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus), Plínio Pugliese, o Governo do Estado estaria ferindo a Constituição Federal por não repassar o duodécimo na data estabelecida. Pugliese denuncia manobras e diz que o Governo do Estado podria estar maquiando as finanças públicas, por deixar de lançar como receita alguns itens, a exemplo dos royalties e dos depósitos judiciais. ""A nossa impressão é que o Governo do Estado, aparentemente, não tem lançado na sua receita algmas rubricas, a exemplo dos royalties e dos depósitos judiciais", ressalta o sindicalista. "A afirmação categórica sobre eventual omissão ou maquiagem de receita no Estado depende da avaliação de toda contabilidade do Governo, dados que não temos acesso, até agora", completou.

O secretário Sales Neto rebate as acusações. “Ferir a Constituição seria se o Governo tivesse dinheiro e não fizesse o repasse”, comentou Sales Neto. E quanto à denúncia relativa à receita, Neto classifica como inverídica. “O sindicato está lendo de forma errônea os números das finanças públicas”, destacou.

*A matéria sofreu alteração às 18h41 para inclusão de informações do coordenador do Sindijus

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais