Trezena de Santo Antônio movimenta economia local

Alguns fieis aproveitam trezena para vender no local (Fotos: Portal Infonet)

A trezena de Santo Antônio, que começou dia 1º de junho e termina hoje, 13, tem garantido renda extra para os fiéis. As comemorações da igreja católica ajudam a movimentar a economia local em tempo de crise e desemprego e auxiliam na manutenção da casa paroquial.

Conhecido como casamenteiro, Santo Antônio recebe agradecimentos todos os anos pelas bênçãos que os fiéis lhe atribuem, sejam relacionadas ao matrimônio ou à renda. A aposentada Terezinha de Jesus, 76, vende doces e água nas comemorações de honra ao santo há mais de 30 anos. “Me batizei e me casei nessa igreja. Depois comecei a fazer minhas vendas aqui e a renda que consigo, ajuda muito a pagar as contas.”, garante.

Artesã mostra objeto produzido com materiais reciclados

A artesã Ana Lúzia Almeida, 56, também participa de todos os dias da trezena e diz que, além de ser agraciada por participar dos festejos, consegue uma renda extra. “É uma graça estar com o povo católico. Também produzo material reciclado e garanto um dinheiro para melhorar as coisas em casa”, diz, satisfeita, a artesã.

Economia

O economista e coordenador do Núcleo de Informações Econômicas de Sergipe (NIE/Fies), diz que as festas juninas são tradicionais na cultura sergipana e têm impacto significativo na economia do Estado. “Diversos segmentos são impactados positivamente, como, por exemplo os setores de alimentos e bebidas, calçados, confecções, hoteleiro, que veem suas demandas crescerem neste período”, relata.

Ele também alega que, mesmo em período de restrição econômica, as pessoas participam dos festejos e acabam demandando fornecimento de produtos e serviços. “Essa situação gera bons resultados para toda a sociedade, pois a economia ganha uma maior dinâmica, gerando boas oportunidades de emprego e renda”, finaliza.

Trezena

A Missa de Encerramento da Trezena acontece hoje, às 18h30, na Paróquia de Santo Antônio, na colina de mesmo nome.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais