Trezena de Santo Antônio movimenta economia local

Alguns fieis aproveitam trezena para vender no local (Fotos: Portal Infonet)

A trezena de Santo Antônio, que começou dia 1º de junho e termina hoje, 13, tem garantido renda extra para os fiéis. As comemorações da igreja católica ajudam a movimentar a economia local em tempo de crise e desemprego e auxiliam na manutenção da casa paroquial.

Conhecido como casamenteiro, Santo Antônio recebe agradecimentos todos os anos pelas bênçãos que os fiéis lhe atribuem, sejam relacionadas ao matrimônio ou à renda. A aposentada Terezinha de Jesus, 76, vende doces e água nas comemorações de honra ao santo há mais de 30 anos. “Me batizei e me casei nessa igreja. Depois comecei a fazer minhas vendas aqui e a renda que consigo, ajuda muito a pagar as contas.”, garante.

Artesã mostra objeto produzido com materiais reciclados

A artesã Ana Lúzia Almeida, 56, também participa de todos os dias da trezena e diz que, além de ser agraciada por participar dos festejos, consegue uma renda extra. “É uma graça estar com o povo católico. Também produzo material reciclado e garanto um dinheiro para melhorar as coisas em casa”, diz, satisfeita, a artesã.

Economia

O economista e coordenador do Núcleo de Informações Econômicas de Sergipe (NIE/Fies), diz que as festas juninas são tradicionais na cultura sergipana e têm impacto significativo na economia do Estado. “Diversos segmentos são impactados positivamente, como, por exemplo os setores de alimentos e bebidas, calçados, confecções, hoteleiro, que veem suas demandas crescerem neste período”, relata.

Ele também alega que, mesmo em período de restrição econômica, as pessoas participam dos festejos e acabam demandando fornecimento de produtos e serviços. “Essa situação gera bons resultados para toda a sociedade, pois a economia ganha uma maior dinâmica, gerando boas oportunidades de emprego e renda”, finaliza.

Trezena

A Missa de Encerramento da Trezena acontece hoje, às 18h30, na Paróquia de Santo Antônio, na colina de mesmo nome.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais