Turismo é foco de investimentos em Sergipe

Orla de Atalaia é um dos pontos turísticos de Aracaju (Foto: Portal Infonet)

Nos últimos anos, o turismo vem se destacando como um dos principais geradores de emprego no estado, movimentando mais de 50 setores da economia. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no setor, de janeiro a novembro de 2013, 1835 novos postos de trabalho em Sergipe, colocando o turismo como o segundo maior gerador de empregos no estado, perdendo apenas para a construção civil.

Somente o Banco do Nordeste investiu nos últimos três anos mais de R$ 64 milhões no setor de turismo em Sergipe, com mais de 600 operações realizadas. Só no primeiro quadrimestre de 2015, o banco já contratou 70 novas operações. A atividade de maior destaque foi a de hotelaria, totalizando mais de R$ 48 milhões investidos no estado. Atualmente, Sergipe possui 92 meios de hospedagem, conforme o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas.  

De acordo com o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, “uma das principais ferramentas que o banco disponibiliza para o setor é o FNE-Proatur – Programa de Apoio ao Turismo Regional, destinado a empresas que desenvolvam atividades como agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, restaurantes, locadoras de veículos, restauração de edifícios históricos, dentre diversas outras. A atividade turística envolve uma multiplicidade econômica e tem no banco um forte apoiador para sua consolidação”.

Para Fábio Liborio, presidente em exercício da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Sergipe (ABIH-SE), “é de fundamental importância a participação das instituições creditícias no turismo e, se não fosse o apoio que temos através das mais diversas fontes, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), disponibilizado pelo Banco do Nordeste, muitos dos nossos empreendimentos não teriam saído do papel e se tornado realidade”.
Novos empreendimentos

Segundo Fábio, “nos últimos anos foram construídos, ampliados e reformados vários empreendimentos hoteleiros no estado e para os próximos anos teremos a abertura de mais alguns. O mercado hoteleiro no estado está em franca expansão. Isto mostra que o empresário acredita no turismo em Sergipe”.

Este é o caso do Via Mar Praia Hotel. Segundo seu proprietário, Paulo Viana, “estamos atualmente em obras de ampliação e modernização de nossas instalações para melhor servir nossos hóspedes e o Banco do Nordeste é nosso principal parceiro nessa empreitada. Na realidade, foi o banco e sua política de desenvolvimento para a região que estimulou a instalação do hotel. Temos como destaque a localização privilegiada aliada ao atendimento voltado para cultura da hospitalidade”, complementa o empresário.

Outro hotel que recentemente passou por modernizações foi o Aquarios Hotel, também localizado na Praia de Atalaia, em Aracaju. Segundo seu proprietário, Alessandro Dantas, a cadeia de fornecedores da rede hoteleira e muito ampla e diversificada. “Empregamos diretamente 100 pessoas. Com o apoio do Banco do Nordeste, nosso parceiro desde a construção até os dias atuais, esperamos uma retomada do crescimento do mercado em 2016, tanto em número de novos apartamentos e hotéis quanto em faturamento”.    

Fonte: Ascom BNB

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais