Vale deve usar tecnologia do Porto de SE no transporte de soja

Um processo inédito de carregamento de navios utilizado no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), mais conhecido como Porto de Sergipe, localizado na Barra dos Coqueiros, e operacionalizado pela Vale, poderá ser aplicado no carregamento de soja.

A Vale, que possui outros portos no país, está realizando estudos para verificar a aplicação da tecnologia no carregamento de soja, um dos principais produtos de exportação do Brasil. O processo está sendo desenvolvido há quatro anos e foi definitivamente implantada em 2007. O Porto de Sergipe, segundo a Vale, é o único terminal portuário do mundo que faz carregamento a granel de cimento em navios com o porão fechado. Normalmente, os produtos são carregados com o porão do navio aberto.

Segundo a Vale, a técnica resulta tanto em ganhos para o meio ambiente, quanto em aumento de produtividade, já que possibilita que o carregamento seja feito em quaisquer condições climáticas, inclusive chuvas. A empresa informou que com a implantação do novo sistema, a capacidade do carregamento do terminal passou de 13 mil toneladas de cimento por dia para 21 mil. A melhor marca alcançada pelos terminais norte-americanos é de 15 mil toneladas.


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais