![]() |
Valores do IPVA 2014 sofrem redução média de 4,2% em Sergipe (Foto: Victor Ribeiro) |
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará, em média, 4,2% mais barato em 2014 em Sergipe na comparação com os valores aplicados em 2013, influenciado, principalmente, pela depreciação dos preços dos veículos usados praticados no mercado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a base de cálculo para cobrança do IPVA é o valor de venda do veículo, seja ele novo ou usado, conforme o tipo, modelo e ano de fabricação, e a referência de preços é definida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Cabe apenas ao Estado a aplicação do percentual de 2% para cobrança do imposto, no caso de motocicletas e similares, automóveis, caminhonetes etc, e 1% para ônibus, microônibus e caminhões, por exemplo.
Parcelamento de Licenciamento e IPVA
A partir de janeiro de 2014, os proprietários de veículos em Sergipe poderão solicitar o parcelamento do licenciamento e do IPVA do ano em vigor. Será possível dividir em até três vezes o valor dessas duas taxas, bastando para isso que seja requisitado com dois meses de antecedência. O pagamento de cada parcela deverá ser realizado até o dia 15 do mês indicado no calendário de licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Para quem optar em pagar o Licenciamento Anual em cota única, continua a opção de quitar o débito com desconto de 10% até o dia 15 ou, sem desconto, até o último dia do mês correspondente à placa de seu veículo.
Negociação de dívidas
Para quem está com o IPVA atrasado, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) disponibiliza até o dia 30 deste mês de dezembro um programa especial de negociação que oferece condições para quitação da dívida. Pelo “Fique Legal”, o proprietário de veículo pode ter descontos de até 95% das multas punitivas e 80% dos juros de mora. Para a negociação, a Sefaz simplificou o procedimento e disponibilizou um sistema de auto atendimento. O cidadão acessa o site da Sefaz (www.sefaz.se.gov.br) e realiza todo o processo de negociação, desde a visualização do valor do débito até a impressão do documento para pagamento no banco.
Fonte: Sefaz com informações da Ascom/Detran