Vendas do comércio varejista ampliado reduziram 3,0% em dezembro

A análise foi realizada pelo Boletim Sergipe Econômico com base de dados da pesquisa do IBGE (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As vendas do comércio varejista ampliado sergipano reduziram 3,0% em dezembro, em relação ao mês imediatamente anterior (novembro/19), na série com ajuste sazonal (método que uniformiza os períodos de comparação). No comparativo com dezembro de 2018, as vendas registraram recuo de 4,9%.

A análise foi realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.

Em termos de receita nominal, o comércio ampliado assinalou redução de 2,4% em comparação com novembro do ano que findou, na série ajustada. Já na comparação com dezembro de 2018, verificou-se queda de 1,7%.

Desempenho do comércio restrito em dezembro/19

As vendas do comércio restrito registraram queda de 1,0% na comparação com o mês anterior, novembro último, na série com ajuste sazonal. A receita nominal do comércio varejista restrito assinalou recuo de 0,6% na mesma comparação. Em relação a dezembro de 2018, a receita assinalou aumento de 1,8%.

Desempenho do varejo em 2019

O comércio ampliado sergipano acumulou, em 2019, crescimento de 1,7% em sua receita nominal. Já as vendas do comércio ampliado assinalaram redução de 1,0%, em 2019.

Em relação ao comércio restrito, a queda nas vendas foi de 1,9%, no ano que se encerrou. Contudo, a receita nominal, por sua vez, registrou aumento de 1,3%, no mesmo período.

 

Fonte: NIE/FIES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais