A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê crescimento de 7% nas vendas do varejo para o Dia das Crianças 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação é que a demanda interna ainda persistente deverá contribuir para um resultado positivo das vendas durante todo o restante do ano, segundo afirmou o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior.
“O consumo das famílias ainda é o motor do varejo brasileiro, e esse movimento deverá se repetir para o Dia das Crianças 2011, ainda que em um ritmo menor do que vínhamos verificando antes”, disse o dirigente.
Em 2010, conforme números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o varejo registrou alta de 8,50% nas vendas durante o período festivo, em função do ritmo maior de crescimento econômico e uma pressão ainda moderada da inflação.
Este ano, segundo previsão da CNDL, a tendência é que a alta nos preços influencie na disposição do brasileiro em consumir produtos mais caros. “Em 2010, o gasto médio com presentes foi de R$ 50, e, este ano, seguramente, teremos um valor 25% menor, de R$ 40 para o tíquete médio de vendas”, explicou Pellizzaro.
A relação dos produtos e segmentos com maior saída em função da data festiva é liderada pela venda de brinquedos, principalmente, e roupas, na segunda posição.Os shopping centers, cinemas e parques de diversão também ficarão mais cheios este ano, uma vez que dia no dia 12 outubro – data em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil – também coincide com o feriado de Nossa Senhora de Aparecida.
Considera-se vendas do Dia das Crianças as transações realizadas no comércio entre a primeira terça-feira de outubro e o dia 11, véspera da data festiva.
Fonte: CNDL
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