Vigilantes do Estado fazem ato na porta da Seplag

Ato na porta da Seplag (Fotos: Portal Infonet)

Vigilantes do Estado de Sergipe [em greve desde a última sexta-feira, 29] estão realizando na manhã desta terça-feira, 2, um ato na porta da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Eles reivindicam o pagamento do Auxílio Periculosidade e o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCV).

“Nós viemos fazer duas cobranças: a questão da elaboração do decreto da periculosidade, que a Seplag informou estar em fase de término e até agora nada foi feito e sobre o desconto dos filiados do sindicato, que a Seplag não quer fazer esse desconto alegando que o sindicato ainda não tem Carta Sindical, só que esquece que existem oito sindicatos nessa situação e a Secretaria faz o desconto. A própria lei diz que o desconto sindical independe da Carta”, lamenta o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Sergipe, José Ferreira de Souza Júnior.

Ferreira Júnior, presdente do Sindicato dos Vigilantes do Estado

De acordo com ele, a categoria não tem previsão de retorno ao trabalho, até que tenham as reivindicações a exemplo do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCV), atendidas.

“Paralisamos as atividades na última sexta-feira e não temos previsão de retorno, já que o Governo até agora não dialoga com a categoria referente a implantação do Plano de Carreira e à periculosidade, uma vez que ele cortou o terço dos servidores, que vieram a ser prejudicados com o objetivo no Plano de Carreira, que não foi implantado. Se hoje um servidor com 30 anos de serviço tivesse recebendo o salário mínimo com o triênio e o terço, estaria recebendo mais de R$ 1.500. Atualmente recebem R$ 1.200”, lamenta.

Mobilização

A categoria estará reunida em assembleia na próxima sexta-feira, 5 na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), a partir das 8h. “Vamos analisar na assembleia da próxima sexta-feira, a situação da greve, os municípios que pararam, quem aderiu. E estaremos fazendo uma grande mobilização para o dia 19, quando se comemora o Dia dos Vigilantes, onde está prevista a vinda do relator do Piso Nacional dos Vigilantes. Já vai vir agora o Piso Nacional dos Vigilantes e o Governo não paga a periculosidade”, acrescenta Ferreira Júnior.

Seplag

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Seplag informou que a respeito da periculosidade dos vigilantes, todas as providências para a formalização já foram tomadas e o processo para concretização está em fase final.

Com relação as demais reivindicações, o Governo informou que está  tomando todas as medidas possíveis para contornar a crise financeira e concretizar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos do Estado (PCCV).

De acordo com a nota, entre as ações do Governo para redução de despesas de custeio estão os ajustes nos gastos com pessoal e cortes como, por exemplo, a determinação da redução de gastos com passagens aéreas e diárias e a criação do grupo de Trabalho Técnico para Acompanhamento de Gastos Públicos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais