(Foto: Arquivo Infonet) |
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico (FIES/UFS), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, revelou que no mês de outubro deste ano, o comércio varejista do país manteve-se estável tanto no volume de vendas quanto na receita nominal, em relação ao mês anterior (na série com ajuste sazonal). Já quando se analisa os dados de outubro deste ano com os do ano passado, as vendas e as receitas do comércio varejista brasileiro, evoluíram 4,3% e 8,8%.
Em Sergipe, as vendas do comércio varejista recuaram 2,3% em outubro (na comparação com outubro/2010), e as receitas nominais demonstraram um pequeno acréscimo de 1,8%, na mesma comparação. Na passagem de setembro para outubro deste ano, o comércio sergipano demonstrou variação negativa, tanto para o volume de vendas quanto para as receitas nominais de 0,8% e 0,9%, respectivamente (na série com ajuste sazonal).
De janeiro a outubro deste exercício, as vendas e as receitas do comércio do estado, acumulam alta de 1,0% e 4,9% em relação ao mesmo período de 2010. E nos últimos doze meses variações de 3,1% e 6,9%, respectivamente.
Comportamento dos estados nordestinos
Em relação a outubro de 2010, os maiores crescimentos das vendas do comércio da região, foram verificados nos estados da Paraíba (+10,3%), Ceará (+8,2%) e Maranhão (+6,3%). No que tange as receitas nominais, os destaques foram os estados da Paraíba (+15,4%), Maranhão (+13,8%) e Ceará (+11,5%). Nesses comparativos, Sergipe ficou na última colocação na receita nominal e foi o único da região a registrar queda no volume de vendas.
Fonte: Fies
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B