Voo Aracaju-Buenos Aires é suspenso pela Gol

Voos operados pelo boeing 737-800 foram suspensos (Foto ilustrativa: arquivo Portal Infonet)

Os voos no boeing 737-800, que partia de Aracaju para Buenos Aires, na Argentina, foram suspensos pela Gol Linhas Aéreas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informou que foi notificada nessa última sexta-feira, 18, sobre a suspensão.

De acordo com a assessoria de comunicação da Setur, o problema ocorreu porque a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) não cumpriu o acordo de abaixar a taxa do imposto sobre a querosene de 17% para 6,5%. O compromisso é valido para todos os voos internacionais da empresa, segundo a Setur.

A empresa Gol se manifestou através de nota dizendo que a suspensão ocorreu devido a ajustes na rota. "O voo Aracaju – Buenos Aires é resultado de um trabalho conjunto entre a GOL e o Governo do Estado de Sergipe. Neste momento, a companhia informa que suspendeu os voos devido a alterações na sua malha, enquanto aguarda ajustes no regime especial com as autoridades locais, que viabilizam a continuidade da rota". A companhia reforça que outros voos com conexões em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) continuam ativos.

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informou, por meio de nota, que, conforme celebrado no Termo de Acordo nº 14.203/2017, a concessão do benefício está vinculada à implementação e criação de um voo internacional com saídas semanais, tendo como origem o Aeroporto de Aracaju. Além da criação de um voo internacional, o referido Termo de Acordo prevê que a empresa deve manter as mesmas quantidades de voos nacionais operacionalizado no exercício de 2016. Alegou também que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vem executando notificações à companhia aérea no intuito de que haja a devida comprovação da manutenção dos voos regulares nacionais operacionalizados no Estado. Ainda de acordo com a Secom, as respostas às notificações ocorreram de forma inconsistente, onde haviam informações apenas do número de decolagens e assentos ocupados, sem devida comprovação por parte da AgÊncia Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim, a Sefaz manteve contato com a Gil relatando a necessidade da exigência de comprovação através de documento oficial, exigência que ainda não foi atendida.

A Sefaz esclarece ainda que "a partir da comprovação de forma oficial da exigência contida na Cláusula Primeira do Termo de Acordo 14.203/2017, será concedido o benefício objeto do Termo" e "informa que ao longo da próxima semana serão realizadas reuniões com a GOL no sentido de buscar um alinhamento para a questão".

Relembre

A linha internacional Aracaju-Buenos Aires começou a operar em Sergipe no dia 4 de novembro do ano passado. Semanalmente eram disponibilizadas 172 passagens para a cidade argentina. O voo partia sempre aos sábados e fazia conexão na cidade de Salvador (BA).

por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 7h41 para inclusão de nota da Secretaria de Estado da Comunicação 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais