![]() |
(Foto: Walter Martins) |
Mostrar a prática pedagógica dos alfabetizadores voluntários. Este foi o principal objetivo do 2º Encontro de Boas Práticas de Alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) e que aconteceu na manhã desta sexta-feira,21, no Auditório Antônio Vieira de Melo, anexo a EMEF Presidente Vargas.
A gestora local do Brasil Alfabetizado e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Isabel Cristina, informou que o evento teve como público-alvo os alfabetizadores e alunos do Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Governo Federal e que conta com a parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Semed, que executa as ações.
Ela explicou que o referido encontro teve por finalidade mostrar não só a prática pedagógica dos alfabetizadores voluntários que atuam no programa, mas também, as atividades significativas dos alfabetizandos integrados a prática pedagógica do professor, uma vez, que a atividade do aluno se não está incluído, deixa de ser uma prática tornando-se um equívoco pedagógico.
“Vamos mostrar nesse encontro à prática exitosa das ações pedagógicas com os alunos do programa prestigiando as suas práticas as quais estiveram inseridos”, enfatiza a gestora Isabel Cristina, acrescentando que na oportunidade, seis alfabetizados iriam apresentar o programa para o público presente.
O jovem Genisson Vieira dos Santos é um dos alunos do Brasil Alfabetizado. Ele disse que começou a ser alfabetizado na Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro 18 do Forte. Em seguida, foi convidado para fazer parte do programa que é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.
“Depois que me torneio aluno percebi que o desenvolvimento da minha aprendizagem tem melhorado bastante, principalmente, pela forma e metodologia como os professores alfabetizadores nos ensinam. Posso dizer que me encontro muito bem, cada vez mais motivado a prender e avançar na minha alfabetização, que só irá me beneficiar na vida”, avalia.
Fonte: Ascom Semed