5,4 mil vagas profissionalizantes serão destinadas as mulheres

Capacitação é parceria entre Institutos Federais de Educação Profissional e o MEC (Foto: Educa Mais Brasil)

Mulheres em situação de vulnerabilidade social receberão cursos de formação profissional por meio dos Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC). Serão cerca de 5,4 mil vagas destinadas a quatro estados brasileiros de três regiões do país: Amapá e Rondônia (Norte), Maranhão (Nordeste) e Minas Gerais (Sudeste). A expectativa do MEC é expandir os cursos para outras regiões.

As capacitações serão dadas nos próprios instituto, se adaptando às necessidades educacionais e econômicas de cada região. A previsão de início dos cursos é ainda neste mês de março, finalizando até a primeira quinzena de maio.

No Instituto Federal do Amapá (IFAP), serão 520 vagas para mulheres ribeirinhas, negras, quilombolas e indígenas. A instituição também planeja, a médio prazo, promover cursos de microempreendedora individual, operadora de resíduos sólidos, promotora de vendas e operadora de máquinas e resíduos agrícolas.

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) oferece 600 vagas para os cursos de cuidadora infantil, de idosos, padeira, esteticista facial, maquiadora e operadora de processamento de pescado. Já o Instituto Federal do Sul de Minas disponibiliza 1.800 vagas para cursos de copeira, costureira, cuidadora de idosos, depiladora, garçonete e informática. No Maranhão, o IFMA tem 2.490 vagas para cursos de auxiliar administrativo, operadora de pescado, balconista de farmácia, dentre outras opções.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais