|
Alunos de escola estadual terão aulas até final de janeiro (Fotos: Portal Infonet) |
Para os 580 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Senador Leite Neto, localizada no bairro Grageru, o ano letivo de 2013 ainda não acabou. De acordo com o diretor do departamento de Base Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, a mesma situação pode ser constatada em outras unidades de ensino da rede estadual.
“O processo de normalização do ano letivo é comum e acontece na maior parte das escolas estaduais de Sergipe, em decorrência das greves, reformas realizadas nas unidades e até mesmo ausência de professores em sala de aula. Considerando que o aluno tem direto a usufruir de 200 dias letivos e de 800 horas/aulas anuais, é papel da escola viabilizar a obtenção desse direito mesmo que para isso tenha que reajustar o calendário escolar”, ressaltou o diretor.
|
Maria Auxiliadora: "Não podemos cumprir calendário elaborado pela SEED" |
Segundo Maria Auxiliadora Monteiro, integrante da equipe pedagógica da Escola Estadual Senador Leite Neto, mesmo sendo aprovados, os alunos só poderão finalizar as aulas referentes à série que cursaram em 2013, no final deste mês de janeiro.
“O ano letivo de 2013 foi iniciado em 1º de abril. Entre os dias 03 e 12 de junho, tivemos uma paralisação em função da greve dos professores, uma paralisação nacional que durou de 23 a 25 de abril e uma estadual que ocorreu nos dias 07, 22 e 23 de maio. Ou seja, demos continuidade ao ano letivo de 2013 em 13 de junho, referente ao primeiro semestre. O retorno dos alunos para o segundo semestre só se deu em setembro, considerando que o término deste acontecerá em 12 de fevereiro do corrente ano, incluindo recuperações semestral e final”, detalhou a pedagoga.
|
Escola Estadual Sen. Leite Neto divulga calendário de matrículas da SEED |
Mesmo estando ciente de que o ano letivo de 2014 só será iniciado no próximo dia 18 de março, a maior parte dos estudantes permanecem em sala de aula, na perspectiva de recuperar o tempo perdido.
“Já estou, praticamente, aprovado em todas as disciplinas, mas gostaria de estar de férias no momento, caso tivéssemos condições de ter o nosso calendário escolar seguido sem interrupções”, lamentou o estudante do 8º ano, Fernando Bispo.
Conforme calendário estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), a matrícula destinada aos alunos que continuarão na escola deve ser efetuada de 13 a 17 de janeiro de 2014. Para os desejam mudar de unidade escolar, de 20 a 24 de janeiro e para os querem entrar na ree estadual de ensino, de 27 a 31 de janeiro. "Divulgamos esse roteiro, mas só poderemos realizar matrícula de novos alunos quando for finalizado o ano letivo de 2013, já que esses últimos devem ter prioridade", esclareceu Maria Auxiliadora.
Problemática
|
Mesmo quase aprovado, Fernando gostaria de estar usufruindo de férias |
A realidade vivida por Fernando não e a mesma de outros alunos da unidade. Segundo Maria Auxiliadora, alguns estudantes não retornaram para a escola após o período de recesso de fim de ano, mesmo parte deles estando aptos a adquirir aprovação. “Realizamos 17 sábados letivos em 2013 para tentar suprir a demanda dos alunos, mas infelizmente essa é a realidade. Inclusive, já recebi uma pequena lista de alunos que não estão comparecendo à unidade para que possamos entrar em contato”, acrescentou.
Paralisações
Para a assessora de comunicação do Sintese, o pleno atendimento das demandas apresentadas pelos professores ao Governo do Estado, no sentido de cumprir o pagamento do piso estabelecido para esses profissionais, reduziria os processos de normalização do ano letivo nas escolas estaduais de Sergipe.
“Em janeiro de 2012 teríamos que receber um reajuste salarial de 22,22%, mas o Governo não concedeu à categoria. Em 2013, o de 7,97%, que permaneceu sem cumprimento. Mesmo com a greve de 2013, consideramos também os 58 dias de greve que tivemos em 2012, o que também representa um agravante relacionado às reformulações de calendários escolares”, declarou Caroline Santos, que também é profissional da rede estadual de ensino.
SEED
A assessoria de comunicação da SEED confirma informação de que a maioria das unidades educativas de Sergipe não teriam finalizado ainda o ano letivo de 2013. "Das 88 escolas situadas em Aracaju, somente 22 encerraram o ano letivo. Até o final de janeiro mais 28 encerram o ano letivo e mais 31 até fevereiro. As sete restantes vão concluir o calendário escolar em março. Todo esse atraso se dá pelas greves e paralisações promovidas pelas categorias profissionais de professores e servidores", informou.
Ainda de acordo com a assessoria, como cada unidade escolar tem autonomia para definir o seu calendário letivo, é a própria escola que decide como fazer a reposição das aulas e que a secretaria acompanha os calendários e observa se estão sendo realmente cumprindos os 200 dias letivos como exige a legislação.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B