9ª Semex discute formação profissional e cidadania

9ª Semana de Extensão da Unit discute formação profissional e cidadania  (Foto: Marcelo Freitas/Unit)

Começou na noite desta segunda-feira, 23, a 9ª edição da Semana de Extensão. O evento voltado para o público acadêmico é uma iniciativa da Universidade Tiradentes (Unit), através da Diretoria de Extensão e coordenado pelo Grupo Gestor do Fórum de desenvolvimento Regional da Unit. Para a abertura desta edição da Semex, será realizada a conferência “Extensão universitária: integração entre formação profissional e cidadania”, ministrada pelo ator sergipano Tony Correia.

A coordenadora da Semex, Cristiane de Souza, fala que a principal característica da Semana de Extensão é levar à comunidade os trabalhos acadêmicos realizados no ano anterior. “A ideia é que a comunidade saiba o que a Unit faz enquanto extensão universitária, enquanto no atendimento à sociedade”, disse Cristiane.

Cristiane de Souza fala das características do evento (Fotos: Portal Infonet)

Serão realizadas durante a 9ª Semex, mais de cem palestras e quase duzentos minicursos, que acontecerão em todos os campi da Universidade, incluindo as unidades dos interiores.  Segundo a coordenadora do evento, há uma novidade este ano. “A abertura vai contar com um espetáculo teatral, que mistura cultura com formação profissional. Porque a nossa temática está voltada ao trabalho e ao mercado de trabalho. Essa é a preocupação da gente esse ano. Abordar temas plurais, como sempre, para que possa atender a qualquer área temática”, falou.

O diretor de extensão da Unit, Luciano Pena, fala que é determinante que os estudantes percebam a importância da extensão dentro da universidade. “Os principais alcances da extensão são: a formação da educação continuada e fazer integração entre os alunos. Quando todos participam de um evento deste porte, fica muito mais fácil criar uma rede de relacionamento que vai fortalecer dentro da própria universidade e o futuro como profissional dos estudantes”, explicou o diretor.

Luciano Pena fala das importâncias das atividades de extensão

Talita Silva, Ayala Andrade e Luana Souza participam desde o primeiro ano do curso

As estudantes Talita Silva, Ayala Andrade e Luana Souza estão no terceiro período de Enfermagem, mas contam que participam da Semex desde o primeiro ano de curso. Elas acham interessante a abordagem do evento. “Vai além da nossa área”, disseram as garotas.

Confira a programação da 9ª Semex aqui.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais