A educação é debatida na Assembléia

O futuro da educação brasileira foi o destaque da audiência pública na Assembléia (Fotos Portal Infonet)

O futuro da educação brasileira e também da sergipana foi tema de uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Sergipe nesta sexta-feira, 9. Com o lema ‘10% do PIB para educação já!’, o advogado e mestre em Educação, Salomão Ximenes, defendeu um valor maior do repasse do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Atualmente é destinado apenas 5% do PIB para a educação brasileira e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) o governo prevê 7% do PIB até 2020.

“A Campanha Nacional pelo Direito à Educação calcula que nos próximos cinco anos devemos atingir 7% e até 2020 atinja os 10%, além de várias reformas institucionais. Se não for desta maneira o PNE será mais uma carta de intenção. Fizemos estudos em cima do PNE e viemos que a educação só progredirá com a meta que estipulamos”, alertou Salomão Ximenes.

Continuou ainda o especialista em educação. “Esta luta iniciou na década de 20, quando várias personalidades lutaram por uma educação igualitária. A Meta 01 do PNE diz que universalizar, até 2016, o atendimento escolar de crianças de quatro e cinco anos e, até 2020, 50% das crianças de até três anos estejam na escola. Fizemos estudos em cima destas metas e vimos que é necessário 10% do PIB”, frisou.

Salomão Ximenes

Para a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto de Sergipe, deputada Ana Lúcia, 10% é o percentual necessário para resolver os problemas da educação. “Em países desenvolvidos a educação foi a prioridade no processo de crescimento, por isso que estou nessa luta por uma maior repasse do PIB”, salientou.

Por Danilo Cardoso

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais