|
'A educação está um caos', diz mãe de aluno durante ato (Fotos: Portal Infonet) |
A terça-feira, 1º, foi marcada por protesto na capital sergipana. Pais de alunos e estudantes do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral, na zona Norte de Aracaju, protestaram por melhores condições na instituição de ensino, bem como um maior quadro de professores nas salas de aula.
“Desde o ano passado que começou a faltar professor na escola, que não tem água nem para beber, pois os bebedouros estão todos quebrados, os banheiros estão sujos. A educação está um caos aqui no Coqueiral ”, disse a mãe de aluno, Rosilene dos Santos.
A falta de limpeza no colégio é evidente. Como a instituição é aberta, qualquer pessoa pode entrar no local. A equipe de reportagem do Portal Infonet flagrou até um cavalo dentro do terreno que está tomado pelo lixo. “Está faltando tudo nesta escola, não existe limpeza aqui, os alunos convivem com o mau cheiro. Não tem professor e segurança nem se fala, o colégio é aberto aos bandidos, o policiamento aqui é precário”, disse a também de aluno, Luciana Freitas dos Santos.
|
Alunos realizaram manifestação no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral |
O estudante do 4º ano do ensino fundamental, Leonardo Nascimento, lamentou todo o descaso vivenciado no ambiente escolar. “Está muito ruim estudar aqui. Quando preciso jogar um lixo não tem nem lixeiro. Às vezes falta professor aqui. Tem vezes que nem prova fazemos”, conta.
Para o diretor da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Ualisson de Almeida, a falta de limpeza do colégio é um problema sério. Ele diz que por diversas vezes os próprios alunos se uniram em um mutirão a fim de deixar a escola limpa. “Já tivemos casos que os próprios alunos se organizaram para fazer um mutirão de limpeza no colégio, porque a situação aqui está um caso sério”, relata.
De acordo com o presidente do grêmio estudantil da unidade de ensino, Gerinaldo Correia, na última semana foi promovida uma reunião com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, onde “ficou decidido que até a próxima sexta-feira, 4, os professores estariam se apresentando a instituição. Dos quatro professores que estávamos precisando, já chegaram três”, disse.
|
||||
Cavalo é flagrado dentro de terreno do colégio
|
SEED
Em entrevista ao Portal Infonet, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), informou que três professores foram destinados a instituição de ensino, e um terceiro deverá chegar ao colégio na próxima sexta-feira, 4.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna