![]() |
Audiência discuti situação da merenda escolar no Estado (Fotos: Arquivo Infonet) |
O Ministério Público, através do promotor de justiça Fausto valois realizou uma audiência nesta terça-feira, 21, para discutir junto com Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Municipal a questão da contratação de nutricionistas na rede de ensino. O Conselho Regional de Nutrição (CRN) estava presente e afirmou que o Estado possui número insuficiente de nutricionista para acompanhar a merenda escolar. O problema já foi noticiado pelo Portal Infonet.
A rede municipal e estadual foi notificada pelo Ministério Público para regularização do quadro de nutricionistas nas escolas. Para as 90 escolas estaduais o quadro é de três nutricionista para elaboração de cardápio e acompanhamento da merenda escolar. O que segundo a coordenadora de fiscalização CRN, Mariluze Bahia, é insuficiente: “O CRN/05 efetuou uma fiscalização no ano de 2012 e constatou que nenhum município sergipano atendem às normas do número de nutricionistas”, afirmou.
![]() |
Coordenadora do CRN/05, Mariluza Bahia |
A rede municipal necessita de 27 nutricionistas para atender a todos os alunos. Na audiência, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Joice Barbosa informou as providências já adotadas pelo órgão:“ Já foi feita uma reunião com o objetivo de firmar parceria entre os nutricionistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também da faculdade de Sergipe (FASE). A parceria acelerará a avaliação nutricional da rede municipal, como também a capacitação de profissionais envolvidos no preparo, distribuição e armazenamento”, explicou.
De acordo com a assessoria da Seed, já foram tomadas providências para efetuar a contratação de novos nutricionistas para atender ao quadro. Porém com as novas informações trazidas pelo CRN/05, o projeto precisará ser revisto, no qual afirma que a rede estadual necessita de 87 nutricionistas. O promotor de Justiça Fausto Valois, determinou um prazo de 20 dias para apresentação de cronogramas das ações com prazos já definidos.