Abertas as inscrições para a Olimpíada de Matemática

A inscrição vai até o dia 13 de abril para a edição 2016 (Foto: Divulgação)

Competição de matemática com disputa em equipes e interclasses, a Olímpiada Matemática sem Fronteiras (MSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques Sans Frontières, criado na França, em 1990, pela Académie de Strasbourg, e que recebe inscrições até o próximo dia 13 de abril para a edição 2016.

A olimpíada objetiva aproximar os países participantes por meio do estudo da matemática e promover o interesse dos estudantes pela matemática e pelas línguas estrangeiras, além de estimular o trabalho em equipe e o envolvimento do jovem com a comunidade escolar.

Os interessados devem se inscrever unicamente por meio da escola, que designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador da MSF). Para participar, os estudantes devem formar uma equipe com os colegas de classe, não havendo limites por escola para a quantidade de classes interessadas em participar.

Estudantes de escolas da rede pública efetuam as inscrições de forma gratuita. Já os alunos matriculados na rede particular devem pagar uma taxa de R$ 219,00 para contribuir com o custeio das despesas administrativas do projeto.  Este esse valor é único por escola, independentemente da quantidade de turmas ou estudantes.

Provas e premiação

Com uma única fase, a MFS será realizada na própria escola, em qualquer horário do dia 15 de abril. As provas serão dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita, sem o auxílio do professor, sendo que uma das questões em todas as provas terá seu enunciado em língua estrangeira.

As escolas com classes premiadas receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores, e as que mais se destacarem serão premiadas com credenciamento para competições internacionais pelas quais a Rede POC (Programa de Olimpíadas do Conhecimento) é responsável pela seleção.

No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC – Programa de Intercâmbio Científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela Ciência e pela Tecnologia – com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo -, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social).

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais