ADUFS recebe denúncias de descumprimento de medidas sanitárias na UFS

ADUFS recebe denúncia de descumprimento das medidas sanitárias na UFS (Foto: Portal Infonet)

Após uma semana do retorno híbrido/presencial das atividades da Universidade Federal de Sergipe (UFS) , a Associação dos Docentes da UFS (ADUFS) informou que já recebeu algumas denúncias de estudantes da instituição sobre o descumprimento dos protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a ADUFS, as denúncias envolvem casos de aglomerações no Restaurante Universitário, salas de aula com número excessivo de estudantes, ausência de solicitação do comprovante vacinal na entrada da universidade, laboratórios e salas sem ventilação, falta de álcool em gel nos prédios e pessoas circulando com a máscara de forma inadequada ou mesmo sem máscara”, diz a entidade.

Os relatos dos alunos da UFS foram feitos através de um formulário online disponibilizado pela ADUFS como parte de uma ação para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias anunciadas pela própria universidade antes do retorno das aulas, em 31 de janeiro.

“Foi esse cenário preocupante que motivou a decisão das professoras e professores da UFS, em Assembleia realizada no dia 25 de janeiro, a propor a suspensão do retorno das atividades presenciais ou híbridas a partir de 31 de janeiro, em rejeição à Portaria 1446 da UFS, e optar seguir com a manutenção temporária do ensino remoto”, argumenta.

UFS

Em nota, a UFS reafirmou que está tomando todas as medidas necessárias em prol de um retorno gradual às aulas presenciais de forma segura, em atendimento ao seu Protocolo de Biossegurança e às recomendações dos órgãos de saúde. “Entre tais medidas está a disponibilização de agendamento prévio por meio de aplicativo para a utilização dos Restaurantes Universitários (Resun), obedecendo ao limite de 50% da capacidade do ambiente, com distanciamento e divisórias. Também estão sendo produzidos nos laboratórios da UFS quase 700 quilos de álcool em gel para abastecimento contínuo dos totens nas entradas de todos os prédios e nos dispensers que foram instalados em ambientes de passagem de pessoas.”, diz a universidade.

Ainda segundo a instituição, no tocante às salas de aula, foi realizado o redimensionamento das turmas, alocando-as para espaços em que siga o limite de 50% da capacidade da sala. Por sua vez, encontra-se em fase final de homologação a comprovação vacinal de toda a comunidade acadêmica por meio dos Sistemas Integrados da Universidade, sendo que as implicações para os alunos será de bloqueio para o agendamento no Resun e abertura de processo disciplinar que pode implicar em perda do vínculo com o curso. “Já para os servidores, a não apresentação do comprovante de vacinação pode incorrer em abertura de processo administrativo disciplinar. No caso do pessoal terceirizado, a não comprovação da vacina implicará em sua substituição”.

A UFS ressalta ainda que o uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes da universidade, sendo que o setor de vigilância da própria universidade, pode ser acionado em caso de descumprimento dessa norma, bem como caso o aluno ou servidor insista em comparecer aos ambientes da universidade sem ter anexado seu comprovante de vacinação nos sistemas.

“Por fim, reitera-se o compromisso institucional de zelar pelo cumprimento das normas vigentes em prol da saúde e do bem-estar de todos que compõem a Universidade Federal de Sergipe”, conclui a instituição de ensino superior.

Por João Paulo Schneider com informações da ADUFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais