![]() |
(Foto: Arquivo Pessoal) |
A estudante Karoline dos Santos Costa do 5º ano da Escola Estadual Nossa Senhora Piedade, localizada no município de Lagarto, representou Sergipe na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa na última sexta-feira, 23, em Fortaleza/Ceará. A aluna, que foi classificada em 1º lugar na etapa estadual da categoria poema, concorreu na etapa regional com 125 alunos do 5º ano de todo o Nordeste. Além disso, a professora Vera Lúcia Chagas Reis conquistou o 1º lugar no Polo Nordeste II, que abrangeu os estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, pelo relato das práticas das oficinas realizadas.
Além da estudante Karoline dos Santos Costa, também representou Sergipe na etapa regional o estudante Paulo Henrique da Escola Municipal Professora Ilda Almeida Dutra, localizada no município de Carira. É a segunda vez que a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade tem um aluno classificado nas Olimpíadas da Língua Portuguesa. Em 2010, outro aluno da escola foi semifinalista na competição.
Para a estudante Karoline dos Santos Costa, participar da Olimpíada representou uma oportunidade a mais de aprender. "Estamos trabalhando desde março para as Olimpíadas através das oficinas. Foi muito fácil aprender a escrever poemas. Não senti dificuldades. A professora sempre esteve nos apoiando. É algo que vou sempre levar para minha vida", disse a aluna.
O poema que escreveu teve como tema obrigatório O lugar onde vivo. A estudante concorreu com outros 24 alunos em Sergipe. Por ter sido semifinalista, ela ganhou medalha de bronze, 225 reais em livros e teve seu poema gravado no cd das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2012.
A professora Vera Lúcia Chagas Reis diz estar muito satisfeita com o resultado da aluna. "É um orgulho para a escola e um incentivo para os outros alunos. A gente entende que é muito importante para o desenvolvimento do aluno como um todo, porque trabalha a produção textual, áreas de conhecimento, cultura e cidadania", ressaltou a professora.
A professora acrescentou ainda que o 1º lugar que obteve pelo relato de práticas é um incentivo a mais para o trabalho que desenvolve. Ela conta que o relato compreendeu o registro das experiências com a realização das oficinas, tais como as dificuldades encontradas, os acertos e as reflexões.
Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos do EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Olimpíada tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Pequeno mundo com nome de bicho
O meu pequeno mundo
Tem um nome engraçado
Seu nome é nome de bicho
De Lagarto é chamado.
De onde veio esse nome?
Foi da pedra?
Ou do brasão?
A história do seu nome
É que forma a confusão.
Neste pequeno mundo
Nasceu Sílvio Romero
Surgiram os primeiros versos
Do poeta Assuero.
Neste pequeno mundo
Há uma grande vaquejada
A festa mais aguardada
O boi teme o vaqueiro
Quando o derruba no chão
Para o grito
Valeu boi!
Uma grande agitação!
Neste pequeno mundo
Grande é a procissão
Gente como formigueiro
Em louvor e adoração.
Neste pequeno mundo
O folclore é animado
Os grupos: Parafusos,
Taieiras e Cangaceiros
Fazem parte dos festejos.
Este é meu pequeno mundo
Mundo com nome de bicho
Mundo de grande cultura
Mundo de grandes festas
Mundo de grande alegria
Mundinho onde sou feliz
No mundo onde sempre quis.
Karoline dos Santos Costa-5º ano "A"
Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade
Prof. Vera Lucia Chagas Reis
Fonte: Ascom Seed/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B