|
Alunas tiveram objetos levados e estão com medo de voltar a pegar ônibus (Fotos: Portal Infonet) |
As duas estudantes que aceitaram falar com nossa reportagem ainda guardam com detalhes as lembranças do assalto que sofreram na terça-feira, 11, no ônibus que transportavam elas e outros alunos de Aracaju para o campus do Instituto Federal de Sergipe em São Cristóvão, com acesso na BR-101. Elas não quiseram ser identificadas, e contam o medo ao voltar a pegar o ônibus hoje pela manhã.
“O medo fica, porque a gente sabe como anda a criminalidade. Ontem ninguém saiu ferido, mas da próxima não dá para saber”, lamenta. “Só voltei a pegar o ônibus porque não tenho outra forma de vir”, complementa. A sede do Instituto Federal de Sergipe fica próximo ao assentamento Quissamã, após o conjunto Parque dos Faróis, na saída da cidade de Aracaju.
Segundo o relato das vítimas, o ônibus que é conveniado entre IFS e Secretaria de Estado da Educação (Seed), não restringe o acesso de outras pessoas. “Sempre tem muita gente pegando o ônibus para ir fazer matrícula no IFS, ou até para conhecer mesmo. O motorista nunca barra”, conta M. S., uma das meninas assaltadas. E foi assim que se desenhou o crime da última terça-feira.
|
IFS fica em local de difícil acesso, às margens da BR-101 |
O primeiro comparsa, segundo as vítimas, subiu no ponto próximo ao Colégio Costa e Silva, na avenida Augusto Franco. “Ele ficou sozinho e trocando mensagens com alguém. Como nós desconhecíamos o rosto, perguntamos se era aluno novo, e ele disse que só ia conhecer o campus”, afirma J. F. Na praça principal do bairro Siqueira Campos, subiu o outro comparsa. Ambos armados, aguardaram o ônibus entrar na avenida Oswaldo Aranha para anunciar o assalto.
Após os momentos de terror, os alunos foram até a sede do Instituto Federal de Sergipe e lá tiveram suporte do Grupo de Apoio e Inclusão (Gai) do IFS, qual direcionou cerca de quinze alunos para a Delegacia de Roubos e Furtos, onde foram registrados os boletins de ocorrência. Há cerca de quatro meses, alunos do mesmo campus foram assaltados em um ônibus que vinha do município de Laranjeiras. A recorrência dos casos motivou o Gai encaminhar memorando para direção do IFS, e então adotar as medidas junto as forças de seguranças para investigar os casos e dar mais segurança aos alunos.
|
Há cerca de quatro meses, alunos também foram assaltados em ônibus que vinha de Laranjeiras |
Por Ícaro Novaes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B