Alunas mostram roupas de material reciclável

Cláudia, Roberta e Solange mostram os vestidos de material reciclável (Fotos: Divulgação Prefeitura Umbaúba)

Estudantes da rede pública de Umbaúba participaram nesta quarta-feira, 4, do encerramento da segunda edição das Olimpíadas Ambientais. A ação parte da administração municipal, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente, e tem por finalidade colocar em evidência consumo desenfreado e de forma aleatória das reservas naturais do planeta Terra.

Contando com a participação de boa parte dos alunos da rede municipal de ensino, os trabalhos foram encerrados com um desfile de trajes confeccionados com material reciclado. Com bastante criatividade e sutileza, estudantes e professores elaboraram uma série de roupas que chamaram a atenção de todos que participaram do evento.

A aluna da Escola Municipal Manuel Cardoso, Solange Santana, 13 anos, diz que a sensação de participar do desfile foi muito boa. “Nos empenhamos muito para fazermos um vestido que chamasse atenção. E parece que todo esforço surtiu efeito, porque todo mundo adorou. Estou pesando até em começar a pesquisar mais sobre o assunto”, afirma a jovem, que mora no povoado Macaquinho.

Participantes do Desfile Ambiental

Outra que também aprovou a iniciativa foi a estudante da Escola Municipal Benedito Barreto Nascimento (BBN), Cláudia Pereira, de 15 anos. “Estou com uma roupa feita de jornal reciclado. Recebi o convite da professora e não pensei duas vezes. Vim e estou gostando muito, porque também estamos trabalhando em cima de um tema importante, que é a preservação ambiental. Tomara que eu tenha outras oportunidades como essa”, espera aluna, elogiando a ação.

Vestido de noiva

Para a estudante Roberta Larissa, 15 anos, participar com um vestido de noiva confeccionado com copinhos descartáveis foi sensacional. “Inacreditável, porque participei desde a criação do projeto, até a etapa final. Muito bom estar aqui, principalmente porque todos gostaram”, afirma a aluna da escola BBN.

Maria da Ajuda e Cláudia contentes com o sucesso da ação

A professora Silvânia Silva Santos fala mais como foi o processo de construção do vestido. “Quando nos propuseram a ideia, decidimos rapidamente que o vestido tinha que ser feito com um material reciclado de fácil acesso. Então fomos à Clínica de Saúde da Família da cidade, que um local que atende um volume muito grande de pessoas, e percebemos que havia muitos copos descartáveis que não eram aproveitados”, relembra, contando mais detalhes.

“Coletamos o material durante três dias, higienizamos e depois tudo foi bem mais fácil. É muito bom saber que nossos gestores estão preocupados com o meio ambiente e pensando em aplicar toda essa temática nas salas de aula. Com isso, poderemos assegurar um futuro melhor para nossos filhos e netos”, acredita a professora, afirmando que confeccionou o vestido com a ajuda de mais três alunos.

Olimpíadas Ambientais

A secretária municipal de Educação, Maria da Ajuda, destaca que o conceito da gincana partiu da Secretaria de Meio Ambiente. “Eles idealizaram e nós da Educação colocamos em prática, já que o tema já faz parte dos planos e ações voltados para os estudantes do ensino público de Umbaúba. Todo o assunto foi abordado e discutido entre professores e alunos, que tiveram uma participação essencial para que o projeto desse certo”, avalia.

Da Ajuda também fala que a ação gerou boas perspectivas para todos envolvidos. “Os alunos não ficaram às margens do processo. Ao contrário, foram a mola mestra para que tudo desse certo e isso gerou aprendizado e motivação para os professores e funcionários da rede pública”, observa.

Responsável pela pasta do Meio Ambiente, Cláudia Ávila acrescenta que o  foco não foi apenas a preservação da natureza. “Tivemos várias modalidades, dentre elas o cuidado com os prédios públicos. Percebemos que os diretores e professores também tinham uma grande preocupação com o zelo pela estrutura física das escolas, como os banheiros, as pias, as carteiras e etc., por isso, que deu certo”, afirma.

“É injusto falar que uma ou outra escola ganhou, porque quem ganhou, na verdade, foi toda a rede municipal de ensino, onde todos participaram e contribuíram de alguma forma para que as Olimpíadas Ambientais conquistassem o seu verdadeiro objetivo, que é de conscientizar os professores e alunos e colocar em evidência todos os ‘Rs’ da preservação do meio ambiente, que são reciclar, reduzir…”, ressalta Cláudia.

Fonte: Agência T. Dantas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais