Aluno do IFS participa de Programa Jovens Embaixadores

Rangel Amorim: "foi uma alegria sem tamanho" (Foto: Ascom IFS)

Um jovem estudante de 17 anos, com uma cabeça repleta de sonhos e um passaporte pronto para ser carimbado. Esse é o perfil de Rangel Amorim, aluno do 3º ano do curso de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, um dos 37 selecionados em todo o país para participar do Programa Jovens Embaixadores em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2013.

Ainda extasiado por ter sido o único estudante selecionado pelo programa no estado de Sergipe, Rangel fala da felicidade ao saber do resultado. “Foi uma alegria sem tamanho. Ser um jovem embaixador era um sonho para mim, e ter realizado esse sonho foi simplesmente uma das melhores coisas que me aconteceu”, diz.

Segundo o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, é uma honra ter novamente um aluno do instituto participando do programa. “Esse é o terceiro ano consecutivo que um estudante do IFS é selecionado pelo Jovens Embaixadores. Temos incentivado tanto os nossos alunos quanto os servidores a participarem cada vez mais de intercâmbios e projetos de pesquisa e extensão. Isso só vem capacitar ainda mais a nossa comunidade acadêmica e ampliar a qualidade desta instituição”, destaca.

Agenda cheia

O aluno conta que, durante a viagem, os jovens embaixadores terão uma agenda repleta de atividades. “Primeiro viajaremos para Brasília, onde tiraremos o visto e teremos orientações pré-partida, e só depois viajaremos aos EUA. Na primeira semana ficaremos em Washington, onde visitaremos monumentos, prédios públicos e teremos reuniões e palestras com autoridades americanas e diretores de ONGs”, conta.

Rangel diz que, depois dessa série de visitas e reuniões, os jovens embaixadores serão divididos em quatro grupos. “Cada grupo é enviado para um Estado anfitrião, onde frequentaremos uma escola, nos hospedaremos em casas de famílias americanas e faremos apresentações sobre o Brasil”, afirma.

Aprovação

Para o estudante, o fato de estudar no IFS influenciou diretamente em sua aprovação no programa. “Desde que entrei no instituto a minha vida mudou. Comecei a observar as coisas por um ângulo diferente, a sonhar mais alto. Percebi que a minha origem socioeconômica não me privaria de chegar onde, antes, eu achava que não passava de uma utopia”, assinala.

Ainda segundo Rangel, no IFS ele teve a oportunidade de conhecer pessoas com objetivos parecidos com os seus. “Aqui no Instituto eu fiz amizades verdadeiras com pessoas que me deram muito apoio. Além disso, foi no IFS que descobri que carreira eu realmente quero seguir. Acho que essa foi a maior e melhor contribuição que eu poderia receber do instituto”, declara.

Responsabilidade

Encarando a experiência como um sonho que já está se realizando, Rangel ressalta que tem consciência da sua responsabilidade nessa missão. “Espero poder ajudar o Brasil a construir laços de amizade mais fortes com os EUA, melhorar meu inglês, ensinar um pouco da cultura brasileira, aprender mais sobre a cultura americana, quebrar estereótipos de ambas as culturas, conhecer pessoas novas e me divertir muito”, diz.

Feliz com o êxito alcançado, ele estimula que outros alunos participem da próxima edição do programa. “Acreditem sempre nos seus sonhos, não desistam se aparecer algum empecilho no caminho. Sei que parece clichê demais, mas é isso que temos que entender: para que os seus sonhos se tornem realidade, só depende de você. Seja sempre humilde, acredite no seu potencial, se engaje em trabalhos de voluntariado, aprenda inglês, seja você mesmo e vá à luta”, enfatiza.

Intercâmbio

Além de participar do Jovens Embaixadores, o aluno do IFS também foi selecionado para participar de um intercâmbio na República Theca. “O programa é disponibilizado pelo AFS Intercultura Brasil, que todos os anos oferece uma bolsa de intercâmbio para cada uma das 10 regiões definidas por eles, cada ano para um país diferente”, conta.

Rangel fala da sua ansiedade para mais esse desafio em sua vida. “Estou ansioso, também, para fazer o meu intercâmbio na República Tcheca. Mas ainda vou esperar um bocado: ele terá início em agosto de 2013 e passarei um ano lá. Quero conhecer a fundo a cultura tcheca, aprender a língua falada no país, conhecer pessoas novas, novos lugares, aprender muito e viver o melhor ano da minha vida”, ressalta.

Mais informações

Programa Jovens Embaixadores – http://www.jovensembaixadores.org/2013/

AFS Intercultura Brasil – http://www.afs.org.br/ e regiãoaxe.wordpress.com

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais